Quinta, 13 Junho 2024

Festa do Tomate mostra o desenvolvimento do Agro em Carmópolis

Ao aplaudir a volta da Festa do Tomate de Carmópolis de Minas, o vereador Dirceu da Silva (UNIÃO), um dos realizadores do antigo evento, apontou o grande desenvolvimento desse setor da agricultura no município, hoje transformado na sua maior fonte de desenvolvimento econômico e de geração de emprego, sem o qual a cidade praticamente não sobreviveria.

Dirceu manifestou-se sobre o tema na sessão ordinária da Câmara de Vereadores do dia 03 de junho de 2024, quando o empresário Douver Paganini Pedro Júnior, responsável pelo resgate, ocupou a Tribuna Livre para convidar a população a participar da festa, que se realizaria naquela semana, acrescida de uma feira de negócios.

O parlamentar ressaltou que Carmópolis é o maior produtor da fruta no Estado de Minas Gerais, havendo hoje até mesmo escassez de mão de obra para atender ao volume das hortas. Neste sentido, ele destacou os bons salários recebidos pelos trabalhadores e o aumento do número de produtores.

No retorno da Festa do Tomate, Dirceu pediu a Douver que fizesse uma homenagem a Gilmar Rabelo, produtor rural que residiu no povoado da Gerais, morto aos 33 anos em acidente com trator, e que foi o criador do evento, tendo realizado as primeiras três edições como presidente. Após Gilmar, assumiu o evento o produtor Silmar e em seguida o próprio Dirceu, que realizou cinco edições.

Ainda de acordo com a história narrada por ele, a festa teve de ser suspensa, em vista de seu rápido crescimento, necessitando cada vez mais de grandes e caras produções, fora do alcance da associação. Naquele período, todos trabalhavam de forma voluntária e os lucros obtidos com o evento eram totalmente destinados a ações sociais em favor da comunidade, entre elas o custeio de exames de saúde para pessoas carentes, cirurgias, construções e reformas de casas e banheiros.

“A Festa do Tomate precisa ser muito valorizada pelo poder público, porque a Prefeitura e a cidade ganham muito com ela”, concluiu o vereador.