Segunda, 27 Mai 2024

Associações de artesãos e confeccionistas são declaradas de utilidade pública

Foram aprovados por unanimidade, pela Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, dois projetos de leis, declarando de utilidade pública municipal a Associação Carmopolitana Artes da Terra e a Associação de Confeccionistas de Carmópolis de Minas. Autor do primeiro projeto e co-autor do segundo, o vereador Claudinei Vicente da Silveira – Tade (REDE) manifestou-se a respeito das iniciativas, na sessão ordinária do Poder Legislativo de 20 de maio de 2024, na qual as matérias foram apreciadas.

“Para mim foi grandioso trazer esses projetos para serem votados nesta Casa. Vejo que, com as aprovações dessas associações como de utilidade pública, os vereadores poderão indicar a elas emendas impositivas, ficando também aptas a reseceberem recursos municipais e estaduais, sendo um meio de valorizar esssas instituições”, argumentou o parlamentar.

Na justificativa anexa ao primeiro projeto, Claudinei disse que a Associação de Artesãos desempenha um papel fundamental na promoção e preservação da cultura local, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico sustentável da região. Sua finalidade primordial é viabilizar a organização econômica de vida dos artesãos, artistas plásticos e produtores familiares, constituindo-se num importante canal para a comercialização e valorização de seus produtos. Além disso, a instituição desempenha um papel ativo na construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável, promovendo práticas ambientalmente responsáveis e valorizando o trabalho artesanal e familiar.

Na justificativa do projeto relativo à Associação dos Confeccionistas, assinado também pelo vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (REDE), Claudinei afirma que a entidade tem como objetivo a união e colaboração entre os confeccionistas locais, visando o desenvolvimento da produção de vestuário e produtos similares, tanto no âmbito municipal quanto regional.