Segunda, 27 Mai 2024

Carmopolitanos mostram solidariedade e arrecadam alimentos para vítimas das enchentes

A iniciativa de caminhoneiros e pessoas voluntárias de Carmópolis de Minas, que se uniram com o objetivo de arrecadar alimentos destinados às milhares de vítimas das enchentes ocorridas no estado do Rio Grande do Sul, foi destacada pelo vereador João Francisco Vieira – João do Inhozinho, líder do PSD, em pronunciamento feito na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 13 de maio de 2024.

Para o parlamentar, a ação mostra de forma muito clara a vocação do povo carmopolitano para a solidariedade, tanto em relação aos moradores do município, quanto àqueles que residem em qualquer parte do país. “A gente vê, nestes momentos, como o povo de Carmópolis é unido, no sentido de sempre fazer o bem a todos. Nessas horas não há política, nada que interfira negativamente”, grifou João Francisco, parabenizando a todos os envolvidos pelo trabalho em favor de quem realmente precisa.

Ainda em sua fala, João Francisco elogiou especificamente a atuação dos caminhoneiros, que naquele final de semana estavam trabalhando com afinco, junto à comunidade, para conseguirem mais alimentos a serem levados até as famílias afetadas pela tragédia.

De acordo com pesquisa Atlas/CNN, 75% da população do Rio Grande do Sul foi diretamente afetada pelas enchentes que assolam o estado desde o início de maio. A região da capital Porto Alegre foi a mais atingida, com 86,3% dos moradores relatando problemas causados pelas chuvas, seguida pelas regiões de Lajeado (80,9%) e Pelotas (72,8%). Caxias do Sul, incluindo Passo Fundo, teve 58,1% dos moradores afetados, enquanto Uruguaiana e Ijuí apresentaram o menor índice, com 23,6%.

Os dados mostram ainda que 41,7% dos afetados precisaram deixar suas casas temporariamente. O impacto financeiro também foi significativo, com 17,7% dos afetados relatando queda na renda ou desemprego. As enchentes deixaram 581.643 pessoas desalojadas e 65,7 mil em abrigos, resultando em 168 mortes no estado.