Sexta, 17 Mai 2024

Presidente ressalta a importância do Maio Laranja

Tendo participado da solenidade de abertura do evento “Maio Laranja”, na sede do Poder Executivo e Carmópolis de Minas, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Luis Rabelo Lebron (REDE), destacou, na sessão ordinária do Legislativo realizada no dia 13 de maio de 2024, a importância do engajamento de toda a população nessa campanha anual, que visa combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

De acordo com o presidente, a abertura do Maio Laranja foi marcada pela palestra do delegado de Polícia Civil de Carmópolis, Daniel Souza da Trindade, trazendo muitos esclarecimentos sobre situações de exploração, comportamentos e até mesmo sobre como a polícia estará agindo. Também foi apresentado todo o pessoal envolvido, como a equipe do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a rede que acolhe as pessoas que trabalham contra a exploração.

Ressaltou que será desenvolvida uma série de eventos durante todo o mês de maio, com programações divulgadas nas redes sociais da Prefeitura e da Câmara. “Parabenizo a todos os envolvidos, especialmente à secretária de Assistência Social e Habitação Eunândia da Silva Rodrigues, que tem apresentado um serviço de relevância ao Conselho Tutelar, que trabalha diretamente dentro das famílias”, grifou Fernando.

A conselheira Edneia Maria Nascimento Costa, coordenadora do Conselho Tutelar de Carmópolis de Minas, havia participado da sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 06 de maio, para convidar os vereadores, como também a população carmopolitana, para participarem do Maio Laranja.

A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

O dia 18 de maio foi escolhido como dia de conscientização do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em memória de Araceli Cabrera S. Crespo, uma menina de 8 anos que, em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, foi sequestrada, vítima de diversas formas de violência e, posteriormente, morta por seus sequestradores. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, e os responsáveis pelo crime não foram punidos até hoje.

Como parte do esforço de conscientização, a Lei federal14.432/2022 instituiu a campanha Maio Laranja, cuja intenção é esclarecer, orientar, sensibilizar e educar para a prevenção e o combate da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em todo o território nacional.