Domingo, 19 Mai 2024

Campeonato Carmopolitano de Futebol é declarado como patrimônio imaterial

Por unanimidade de votos, o plenário da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas aprovou, na sessão ordinária realizada no dia 13 de maio de 2024, projeto de lei de autoria do vereador Geraldo Lucas (REDE), que declara o Campeonato Carmopolitano de Futebol realizado pelo Tupanuara Futebol Clube como patrimônio cultural imaterial do povo carmopolitano. De acordo com a proposta, o Poder Executivo, por seus órgãos competentes, apoiará as iniciativas que visem a promoção, valorização e divulgação do Campeonato Carmopolitano de Futebol. Deverá ser realizado o inventário, nos termos da legislação municipal. O Poder Executivo fica autorizado a fomentar o torneio, observada a legislação aplicável.

Justificando a proposição, Geraldo Lucas disse no projeto que, como é do conhecimento de todos, o Campeonato Carmopolitano de Futebol é cultura no município há muitos anos. O evento esportivo incentiva crianças, jovens e adultos a praticarem o esporte e ainda contagia, alegra e faz com que a população em geral participe. Além do mais, traz visitantes de outras localidades e movimenta a economia local.

“O povo carmopolitano tem carinho e apreço pelo campeonato, tratando-o como patrimônio em seu sentimento. Por tal razão, proponho o projeto de lei, para que seja oficialmente reconhecido pelo município”, argumentou o parlamentar.

Durante a sessão que aprovou o projeto, Geraldo Lucas lembrou que o torneio existe há décadas e que é abraçado por toda a comunidade, como mostrou a recente disputa da final do torneio de 2024, realizada no Estádio Franklin Lopes do Amaral, quando cerca de duas mil pessoas presenciaram a partida entre as equipes do São Lourenço, do distrito de Bom Jardim das Pedras, e do São José, do povoado conhecido como “Bicudo”, sagrando-se campeão o São Lourenço.

“Com fundamento nesta tradição, apresentei o projeto de lei, colocando também a previsão legal, para dar fundamento, aos próximos gestores, sobre a possibilidade de estabelecer convênio com o Tupanuara e de dar continuidade aos investimentos que vêm sendo feitos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes”, acrescentou o autor do projeto, parabenizando o prefeito José Omar Paolinelli (PSD), a secretária de Esporte, Lazer e Turismo Mariluza Cristina Rabelo, secretária da Saúde Daniela Leite Garcia Silva e o presidente do Tupanuara Geraldo Leite Fagundes, bem como a todas as equipes que participaram do torneio de 2024.