Terça, 30 Abril 2024

Questionamentos sobre Corte de árvores voltam à “Tribuna Livre”

A senhora Honoralice Araújo Mattos Paolinelli ocupou a Tribuna Livre, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 29 de abril de 2024, para abordar o tema ligado ao corte de árvores na Praça dos Passos, onde a Prefeitura desenvolve obra de reforma e revitalização.

Falando em nome da Federação Partido dos Trabalhadores / Partido Verde, Honoralice informou que no dia em que veio à tona a notícia do início da reforma da Praça dos Passos, com corte de doze árvores sob a justificativa de estarem condenadas, foi enviado, imediatamente, um ofício ao secretário do Meio Ambiente, solicitando a suspensão dos cortes, até que um laudo fitossanitário fosse apresentado e que um diálogo fosse estabelecido com a sociedade. De acordo com ela, o ofício foi totalmente desconsiderado, como também foi desconsiderada a voz do povo.

Destacou a existência de um grupo de rede social com mais de quatrocentos participantes e um abaixo-assinado com mais de 150 assinaturas, que encomendaram um laudo técnico a uma bióloga e advogada ambientalista. Em sua conclusão, o documento aponta, entre outros argumentos técnicos, que todas as árvores analisadas não apresentavam qualquer característica que necessitasse de supressão motivada pelo estado de sua fitossanidade, em razão de danos a serem evitados.

Ainda de acordo com a bióloga, conforme a legislação vigente, árvores urbanas só podem ser suprimidas por insanidade comprovada por laudo técnico ou utilidade publica, assim entendida uma obra que vá beneficiar a toda sociedade, tal como rede de esgoto, rede elétrica, edificação de hospitais, que tornam o corte inevitável. Foi ainda apresentada uma proposta em cima do projeto da Prefeitura, que também foi desconsiderada. Uma árvore já havia sido cortada, constituindo-se em crime ambiental, e outras duas estavam para ser suprimidas.

“Quero dizer que a questão pública que se instalou nesta cidade é uma reivindicação ao poder público para além das três árvores, por sombra, por áreas verdes, por oásis, por uma cidade para se viver de verdade”, argumentou.

Vereadores presentes também se manifestaram sobre o tema. A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.