Sexta, 01 Dezembro 2023

Artistas questionam Prefeitura sobre recursos da Lei Paulo Gustavo

O agente cultural Arthur Gabriel Vieira Nascimento cobrou do Poder Executivo de Carmópolis de Minas, a liberação dos recursos referentes à Lei Paulo Gustavo, estabelecidos pelo governo federal para a área da cultura, como apoio aos artistas em função dos efeitos da pandemia de covid-19. Ocupando o espaço dedicado à Tribuna Livre, na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 27 de novembro de 2023, ele lembrou que o setor vem pedindo uma solução desde o mês de junho, mas sem nenhuma resposta até naquela data.

Afirmou que as cidades circunvizinhas já encaminharam a distribuição dos recursos, enquanto Carmópolis continua na estaca zero. Argumentou que os recursos são de grande utilidade para os artistas carmopolitanos, sendo que muitos deles já migraram para outros municípios, por falta de perspectivas locais. “Não vemos sequer um avanço nessa situação”, declarou o reclamante, citando seu grupo teatral, cujo elenco foi reduzido de 23 para 12 atores, exatamente pela falta de recursos para a montagem de um espetáculo. Os que ficaram, usam dinheiro dos próprios bolsos para continuar o trabalho em favor da cidade.

O artista apontou, também, promessa de realização de uma audiência pública, não cumprida pela Prefeitura, evento importante para a destinação dos valores. Além do teatro, ele lembrou que a cidade possui muitos músicos, cantores, pintores, que estão sendo apagados. Para ele. a impressão que fica é a de que Carmópolis está parada no tempo, enquanto as cidades vizinhas progridem culturalmente, utilizando as oportunidades oferecidas pela Lei Paulo Gustavo. Concluindo, pediu aos vereadores que deem mais atenção ao tema, pois o prazo estabelecido na lei estava se esgotando.

Falando em nome do Poder Legislativo, o presidente Geraldo Lucas (PV) elogiou a participação do artista na sessão da Câmara, tendo se expressado de forma válida e coerente, apresentando, inclusive, exemplos e situações reais. Lembrou que os vereadores já cobraram da Secretaria atitudes quanto aos recursos da Lei Paulo Gustavo e continuam trabalhando nesse sentido. Acenou com a possibilidade de encaminhar ofício ao Executivo, bem como apresentar um requerimento pela realização da audiência.

Sobre o tema, falaram os vereadores Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO; Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD); Célio Roberto Azevedo (PSD); Claudinei Vicente da Silveira - Tade, líder do PV; Dirceu da Silva, líder do PSD; Jaqueline Emilia Luciano (PV) e José Laércio da Silveira (UNIÃO).

A íntegra dos pronunciamentos sobre o tema pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.