Quinta, 30 Novembro 2023

Campanha Novembro Azul é encerrada com palestra na Câmara

Foi realizada, no plenário da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, nesta quinta-feira, 30 de dezembro de 2023, palestra de encerramento da campanha “Novembro Azul”, realizada anualmente em todo o mundo como forma de prevenção ao câncer de próstata. A campanha de conscientização foi possível, graças a uma parceria que envolveu os poderes Executivo e Legislativo, com suporte da Secretaria Municipal de Saúde.

A palestra de encerramento foi proferida pelo estudante de medicina Guilherme Gomes Negri. Também falou o médico Paulo Roberto Paolinelli Azevedo Santos. Representando o prefeito José Omar Paolinelli (PSD), participou do evento o secretário municipal de Administração Wagner Henrique Raimundo. A Secretaria da Saúde foi representada por Maria Célia dos Santos Pereira Andrade.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Geraldo Lucas (PV) agradeceu à Prefeitura, Secretaria da Saúde e ao palestrante pela explanação, ressaltando a importância de se buscar sempre a prevenção desse tipo de câncer que, quando detectado precocemente, tem 90% de chances de cura. Para isso é necessário que os homens realizem anualmente o exame de toque junto a um médico urologista, atitude que ainda encontra resistência entre pessoas do sexo masculino.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Os principais fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata - pai, irmão e tio; raça - homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer, e obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Daí a importância da conscientização desenvolvida durante a campanha Novembro Azul.