Segunda, 27 Novembro 2023

Educação, estradas e saneamento voltam à pauta de reivindicações

O cidadão Mauro Teixeira dos Santos ocupou novamente o espaço dedicado à Tribuna Livre, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 20 de novembro de 2023, para abordar temas ligados à educação, estradas, administração, roubos e saneamento básico.

Na educação, ele apontou a suspensão das aulas por dois dias na Escola Estadual Lígia Beatriz Amaral - segundo endereço, localizada no distrito de Bom Jardim das Pedras, por falta de água. Para ele, é preciso ter um reservatório que supra as necessidades por pelo menos 24 horas. Ainda sobre educação, pediu que os vereadores trabalhem junto ao governo municipal, no sentido de construir um abrigo para crianças que aguardam o transporte escolar na comunidade da Formiga.

Sobre estradas, ele citou as obras inconclusas de asfaltamento no distrito do Bom Jardim, que apesar de ter sido tema de CPI, até hoje o respectivo processo não prosperou na Justiça. Mauro afirmou que a população não deve ficar calada a respeito do problema, por se constituir em perdas para a comunidade.

Novamente ele citou obras necessárias na entrada do distrito, bem como a instalação de corrimão em uma ponte já construída. Da mesma forma ele pediu manutenção permanente da estrada do Bom Jardim, dando aos usuários melhores condições de tráfego. Manilhas disponibilizadas há algum tempo em local de obra e ainda não utilizadas foi outra questão levantada por ele, pois a demora já provocou o sumiço de pelo menos duas unidades.

Sobre saneamento básico, Mauro narrou problemas na rede de esgoto do distrito, fato que tem provocado o lançamento de dejetos próximo de um poço artesiano. O lixo seria outro problema, tendo ele pedido providências quanto a depósitos irregulares em pontos de vias públicas.

Sobre administração, Mauro pediu ao Executivo que olhe mais pela zona urbana, destacando a sinalização de faixas de pedestres nos bairros Graminha e Açude. E concluiu, citando que somente em 2023 já foram roubados sete motores em hortas de tomates, solicitando iniciativas que possam inibir esse tipo de crime.

Sobre os problemas descritos por Mauro falaram: Jaqueline Emilia Luciano (PV); Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO; Célio Roberto Azevedo (PSD); Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara, líder do PSDB; João Francisco Vieira – João do Nhozinho (PSD); Claudinei Vicente da Silveira - Tade, líder do PV; Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD) e Geraldo Lucas (PV).

A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.