Segunda, 27 Novembro 2023

Guarda de Catupé recebe moção de aplauso

Em sessão ordinária realizada no dia 20 de novembro de 2023, a Câmara Municipal de Carmópolis de Minas entregou ao segundo capitão Sebastião Nonato Malaquias, representante da Guarda Catupé Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Bom Jardim das Pedras, o certificado referente à moção de aplauso proposta pela vereadora Jaqueline Emilia Luciano (PV) e aprovada por unanimidade pelo plenário, como forma de reconhecimento às legítimas manifestações culturais do município.

O congadeiro recebeu os cumprimentos do presidente do Legislativo, vereador Geraldo Lucas (PV), agradecendo à guarda por enriquecer a cultura municipal, e levando a todos os integrantes os parabéns da Câmara.

Na condição de segundo capitão, Sebastião Nonato agradeceu em nome da comunidade do Bom Jardim. Tendo nascido e vivido dentro do congado, Sebastião pediu forças a Deus para continuar e não deixar cair essa tradição.  “Infelizmente, na nossa comunidade, o Congado está muito fraco ainda, pelo que a gente vê por onde temos andado”, alertou o congadeiro, também agradecendo à Prefeitura e à sua comunidade.

Propositora da moção, Jaqueline lembrou a inspiração congadeira passada a ela pelo seu avô Vicente Genésio, tendo o prazer de tê-lo como capitão dessa guarda por muitos anos e na qual ele faleceu em acidente de trânsito ocorrido durante a Festa do Rosário, no dia 7 de setembro de 2011. Daí o seu prazer em conceder a moção aos componentes da guarda, que são merecedores de todos os aplausos e reconhecimentos.

Também falou o vereador Célio Roberto Azevedo (PSD), parabenizando a todos que se dedicam para não deixar morrer a tradição. Ressaltou que o poder público investe muito pouco nas guardas de congado, que carecem até mesmo de transporte. “Não fossem essas pessoas guerreiras e batalhadoras, acho que nossa tradição já teria morrido há muito tempo”, disse ele.