Sexta, 17 Novembro 2023

Congo Bené Sulino é homenageado com moção de aplauso

Como forma de reconhecimento das legítimas manifestações culturais de Carmópolis de Minas, foi entregue pela Câmara Municipal, na sessão ordinária do dia 13 de novembro de 2023, moção de aplauso à Guarda de Congo de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário (Congo Bené Sulino), proposta pelo vereador Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO. A entidade homenageada esteve representada por José Maria Luiz de Oliveira e César Luís de Oliveira.

De acordo com o texto da moção aprovada por unanimidade, é preciso valorizar essa tradição tão antiga de homenagear Nossa Senhora do Rosário, e valorizar os grupos que atravessam décadas conservando-a. É um grande desafio trazer a nova geração para participar das guardas que esse grupo tenta, a todo custo, preservar. Por isso merece toda a atenção e todos os aplausos.

Ao agradecer a honraria, em nome da instituição cultural, César Luís pediu à Nossa Senhora que abençoe todo o povo carmopolitano e os congadeiros, que vêm desempenhando sua missão com esforço, dedicação e união.

Em seu pronunciamento, o propositor da moção, Marcelo de Freitas, cumprimentou os agraciados e ressaltou que o Congo Bené Sulino é a guarda mais antiga do município. Disse ter conhecido o senhor Bené, com seu entusiasmo e alegria nas festividades de Nossa Senhora do Rosário. “Cresci vendo essa guarda de congo e pra mim é muito gratificante poder prestar essa simples homenagem”, afirmou.

Também falaram os vereadores José Laércio da Silveira (UNIÃO); Dirceu da Silva, líder do PSD; Célio Roberto Azevedo (PSD); Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara, líder do PSDB; Fernando Luis Rabelo Lebron (PV), líder do governo; João Francisco Vieira – João do Nhozinho (PSD) e Jaqueline Emilia Luciano (PV).

A íntegra dos pronunciamentos sobre o tema pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.