Quarta, 18 Outubro 2023

Cidadã pede políticas públicas para a juventude

Para falar sobre políticas públicas destinadas à juventude, ocupou o espaço dedicado à Tribuna Livre, na Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, durante a sessão ordinária do Legislativo realizada no dia 16 de outubro de 2023, a senhora Aparecida Maria Vilaça,

Ela expressou suas condolências à família da jovem Maria Vitória Lara Almeida, mais uma vítima de arma de fogo. “Uma morte violenta é mais difícil de compreender e impossível de aceitar, sob todos os aspectos”, disse ela. Acrescentou que, infelizmente, os fatos são rapidamente esquecidos pela população, mas as famílias das vítimas seguem tentando encontrar forças e apoio de familiares e amigos, para prosseguir, recuperar-se e superar o sofrimento.

Afirmou que a sociedade não pode se acomodar, normalizar esta escalada de intolerância, seja religiosa, política ou nos relacionamentos, como se alguém pudesse controlar o pensamento, as escolhas, o destino das pessoas, o que resulta em tanta violência, como temos visto nos dias de hoje, com guerras, inclusive.

Para ela, é preciso que a sociedade se una, com o objetivo de desenvolver e incentivar a cultura da paz, para que as crianças, adolescentes e jovens possam crescer seguros, saudáveis e felizes.

Aparecida Vilaça manifestou seu pedido, junto à Casa Legislativa, para que vereadores e vereadoras se engajem num esforço conjunto, com o Executivo Municipal, para que sejam investidos todos os recursos disponíveis em benefício de toda a população carmopolitana, na ampliação e criação de novas políticas públicas destinadas aos adolescentes e jovens, que são a faixa etária mais vulnerável e carente, pela falta de espaços e atividades de lazer, arte e cultura, indispensáveis ao seu desenvolvimento.

Como sugestão, Aparecida indicou a abertura de um canal de diálogo com esse público, por meio das escolas, especialmente quinta e oitava séries e ensino médio, para diagnóstico das necessidades e construção das políticas públicas.

Ela pediu aos parlamentares que suas vozes e ações, como representantes do povo carmopolitano, estejam sempre em sintonia com a defesa da vida e da dignidade humana, contra a violência, contra o armamento da população civil, contra as drogas e sempre a favor da paz.

O presidente da Câmara, vereador Geraldo Lucas (PV), agradeceu a cidadã pela participação. Destacou a dor pela morte ocorrida em Carmópolis, como também por tantas que acontecem em outras cidades. Destacou os serviços prestados, no setor, por instituições como a Casa Up, secretarias de Esportes e Assistência Social, que se esforçam para oferecer atividades aos jovens carmopolitanos. “Mas, com certeza, todo avanço é bem-vindo, para tratarmos de nossas crianças e adolescentes”, apontou o presidente.

Os vereadores Dirceu da Silva, líder do PSD; Fernando Luis Rabelo Lebron (PV), líder do governo; Jaqueline Emilia Luciano (PV); João Francisco Vieira – João do Nhozinho (PSD); José Laércio da Silveira (UNIÃO); Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO; Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD); Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara, líder do PSDB; Célio Roberto Azevedo (PSD) e Claudinei Vicente da Silveira - Tade, líder do PV, também se manifestaram.

A íntegra dos pronunciamentos sobre o tema pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.