Segunda, 28 Agosto 2023

Vereadora pede patrulhamento para combater furtos na zona rural

Por meio de requerimento aprovado por unanimidade no plenário da Câmara de Carmópolis de Minas e encaminhado ao Poder Executivo, a vereadora Jaqueline Emilia Luciano (PV) solicitou que o prefeito José Omar Paolinelli (PSD) interceda junto ao governo do Estado, Secretaria de Segurança Pública e Policia Militar, no sentido de aumentar o patrulhamento rural no município, tendo em vista os diversos furtos que têm ocorrido na zona rural.

Falando sobre o tema, na sessão ordinária do Legislativo realizada no dia 07 de agosto de 2023, Jaqueline ressaltou que estão ocorrendo vários furtos, tanto de equipamentos em lavouras quanto de gado, causando grandes prejuízos aos agricultores e pecuaristas, que estão pedindo socorro, para que possam ter um recurso que garanta a segurança na zona rural.

“Eles não têm muito o que fazer e por isso estão perdendo, e muito”, grifou a parlamentar, lembrando que sempre ocorreram vários tipos de furtos no município, e que agora o alvo tem sido as lavouras de tomate, de onde levam motores, defensivos e encanamentos, ou seja, material de trabalho, do qual os produtores e produtoras precisam para conseguir o sustento de suas famílias.

“Existem trabalhadores que estão ficando sem condições de plantar tomates e verduras, porque tiveram todo o seu material de trabalho roubado, ficando, ainda, com dívidas relativas ao que foi plantado”, informou a parlamentar. O medo é tanto que, segundo ela, a maioria fica calada, com receio de represálias dos ladrões, que podem voltar e sabotar a lavoura.

Jaqueline reforçou que, de fato, o amparo é preciso, como é visto em cidades vizinhas, onde já foi implantado o patrulhamento rural. Para ela é preciso ajudar o lavrador e o produtor de tomates e verduras, responsáveis diretos pelo fortalecimento do comércio e da economia local, pois se a tomaticultura vai mal, Carmópolis para de caminhar.

“É preciso que a Polícia Militar, governo do Estado, segurança pública e Poder Executivo, deem essa atenção ao que está acontecendo. Há relatos de produtores que têm dificuldades acesso a uma ocorrência policial, e por tudo isto o poder público e a Polícia Militar precisam atender a esse pedido de socorro”, argumentou Jaqueline.