Quarta, 23 Agosto 2023

Presidente destaca importância do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC)

O presidente da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, vereador Geraldo Lucas (PV), considerou a resolução da mesa diretora que cria o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), no âmbito do Poder Legislativo, como uma iniciativa parlamentar que muito auxiliará a população, especialmente no que diz respeito a orientações em geral.

Em pronunciamento realizado na sessão ordinária do dia 14 de agosto de 2023, Geraldo Lucas apontou alguns serviços de relevância, entre eles o encaminhamento dos cidadãos para os órgãos públicos competentes, para prestarem serviços nas áreas de assistência social e saúde pública.

Também destacou o auxílio a ser dado na elaboração de currículos, inscrições em concursos públicos, vestibulares, projetos sociais, vagas de empregos e outros; obtenção de certidões de bancos públicos diversos; consultas à legislação municipal, estadual e federal; orientação para agendamento de perícia no INSS e consulta de andamento e de decisão de processos de benefícios requeridos à Previdência Social;  impressão de segunda via de contas de água, telefone, energia e internet e  orientação para inscrição na tribuna livre.

Destacou, ainda, que está prevista a emissão de cópias de documentos e materiais de pesquisas escolares, no limite de 20 cópias semanalmente por usuário. Poderão usufruir desses benefícios as pessoas com renda mensal de até três salários mínimos ou que comprovem estar inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (Cad-Único).

O presidente salientou se tratar de um projeto que, no meu entendimento, vai contribuir para facilitar a vida da população, especialmente daqueles cidadãos e cidadãs que encontram dificuldades para conseguir ou atualizar documentos essenciais às suas atividades.

O CAC ainda não está atendendo a população. O presidente e a mesa diretora da Câmara trabalham para colocar o Centro em aditividade o mais rápido possível, levando em consideração a necessidade de estruturar, aparelhar e mobiliar o espaço de funcionamento, além da contratação dos estagiários que atuarão na unidade.