Segunda, 24 Julho 2023

Vereadora pede curso de capacitação para motoristas do transporte escolar

Por meio de requerimento aprovado por unanimidade, a vereadora Jaqueline Emilia Luciano (PV) solicitou ao Poder Executivo de Carmópolis de Minas, curso de capacitação para condutores de veículos do transporte escolar, a ser oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o departamento de trânsito e auto-escolas. De acordo com a parlamentar, essa seria uma forma de oferecer maior segurança aos alunos.

Em pronunciamento feito na sessão ordinária do dia 03 de julho de 2023, ela explicou que, para tal, será necessário oferecer cursos que abranjam legislação, direção defensiva, noções de primeiros socorros, convívio social no trânsito e relacionamento interpessoal. Jaqueline reforçou a necessidade, principalmente em se tratando de condutores de alunos da zona rural.

“Tenho visto muito, nessa estrada principal do distrito de Bom Jardim das Pedras, muitos condutores excedendo o limite de velocidade até de veículos de pequeno porte”, relatou a vereadora, a ponto de, ao transitar pela via, ela não conseguir acompanhar esses veículos. Jaqueline grifou que todo setor administrativo precisa de capacitação. Argumentou que, a exemplo dos agentes de saúde, que precisam de capacitação para saber trabalhar com a sociedade, os motoristas da Educação também não são diferentes, precisando estar preparados e aptos a lidar principalmente com crianças e adolescentes.

A iniciativa da vereadora Jaqueline foi aplaudida e endossada por colegas vereadores, como também apontada como positiva por munícipes participantes da Tribuna Livre, naquela mesma sessão.