Sexta, 11 Novembro 2022

Solicitada a abertura de cacimbas para beneficiar produtores rurais

A abertura de cacimbas na zona rural de Carmópolis de Minas foi solicitada pelo vereador Claudinei Vicente da Silveira, líder do PV, ao prefeito José Omar Paolinelli (PSD), como forma de reter as águas da chuva, umedecendo o solo e recarregando o lençol freático. Tecnicamente, cacimbas são buracos ou bacias de captação de águas pluviais, utilizadas no controle de enxurradas e da erosão do solo.

Falando sobre o tema na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 7 de novembro de 2022, Claudinei afirmou ter sido procurado por produtores rurais, pedindo a ele que intercedesse junto ao Poder Executivo, no sentido de tomar a iniciativa da obra, de grande importância para a preservação do meio ambiente, já que, ao se infiltrar no solo e não serem jogadas em rios por meio das enxurradas, as águas das chuvas abastecem o lençol freático, perenizando as nascentes, não deixando que elas sequem no período de estiagem e garantindo o abastecimento das propriedades.

Além disso, segundo o vereador, as cacimbas impedem a formação de enxurradas e, em consequência, diminuem a ocorrência de enchentes em córregos e rios. Da mesma forma, ao bloquearem as enxurradas, as cacimbas ajudam na preservação das estradas, evitam a lavagem e o desmoronamento do solo, contribuindo para o aumento de sua fertilidade e capacidade de produção agrícola.