Quarta, 19 Outubro 2022

Vereador pede que associações comunitárias da Gerais e Bom Jardim recebam subvenções em 2023

O vereador Dirceu da Silva, líder do PSD, lamentou a ausência das associações comunitárias do distrito de Bom Jardim das Pedras e do povoado da Gerais, no rol de instituições beneficiadas com recursos de subvenções sociais, no projeto de orçamento municipal de Carmópolis de Minas para 2023.

Em pronunciamento realizado na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 10 de outubro de 2022, Dirceu lembrou que há poucos dias, durante audiência pública realizada no distrito, o prefeito José Omar Paolinelli (PSD) deu a maior atenção aos pedidos feitos a ele pelo presidente e membros da associação, entidade que, entretanto, não consta na lista enviada à Câmara, juntamente com o projeto orçamentário.

Dirceu grifou o caso da Associação da Gerais, que por mais de dez anos projetou o nome de Carmópolis em todo o Brasil, ao realizar, por sua própria conta e sem ajuda do poder público, a Festa do Tomate, que muitos benefícios trouxe a esse setor produtivo.

O vereador afirmou, ainda, que aprovará o orçamento, mas deixando claro sua discordância quanto à ausência das duas associações, que poderiam ser beneficiadas, bastando, para isso, que a Prefeitura retire um pouco das entidades maiores. “Seria como um grão de areia”, exemplificou o vereador.

Sobre os repasses às associações, o vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (PV), líder do governo, disse ter questionado o Poder Executivo sobre a ausência de algumas delas, recebendo a informação de que essas entidades devem apresentar seus planos de trabalho, para que sejam analisados e assim incluídos no orçamento de 2023.

Geraldo Lucas (PV) manifestou-se favoravelmente à inclusão das duas associações no rol das beneficiárias, lembrando que a alegação da Prefeitura é de que elas não procuram o setor responsável para apresentarem um plano de trabalho, podendo contar com o seu apoio, caso isso seja feito.

Voltando ao debate, Dirceu deixou claro que por várias vezes a Associação da Gerais apresentou projetos sociais ao governo municipal, sem, contudo, obter os recursos. Ademais, não há como a entidade apresentar um projeto, se não estão previstos recursos para executá-lo. Para ele, a Prefeitura deve liberar o dinheiro e exigir a competente prestação de contas, como já acontece com os clubes de futebol amador.  Além disso, o orçamento, por si, não exige o pagamento, pois trata-se de uma previsão, que pode ou não ser realizada. E concluiu, afirmando que a verba pode constar no orçamento de 2023, cabendo à associação apresentar ou não o projeto.