Terça, 15 Outubro 2024

Publicitária anuncia documentário sobre Romeiros de Carmópolis e pede ajuda para levar protagonistas à estreia da obra

A publicitária e atriz Carla Borges Costa ocupou o espaço “Tribuna Livre”, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 14 de outubro de 2024. Ela solicitou aos vereadores ajuda para conseguir, junto à Prefeitura Municipal, recursos, no valor de R$ 2.600,00, para custear o aluguel de um ônibus, com o objetivo de transportar componentes da Romaria de Carmópolis para Belo Horizonte, onde seria exibido, no Palácio das Artes, filme documentário sobre essa tradicional peregrinação anual.

Carla informou que um de seus últimos projetos, realizado em conjunto com Lucas Lara, foi um documentário sobre os Romeiros de Carmópolis, que anualmente, no dia 7 de Setembro, se deslocam a pé para a cidade de Congonhas, caminhando durante três dias. O documentário, gravado com alta tecnologia de vídeo, mostra essa caminhada. “Caminhamos os três dias, juntamente com os romeiros. Fizemos isso porque temos muito orgulho de nossa cidade, do nosso povo e da nossa história”, argumentou, explicando que o trabalho foi possível graças a uma verba de R$ 10 mil, conseguida junto ao governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.

A produção do documentário conseguiu, sem custos, que a obra fosse lançada, em exibição no Palácio das Artes, no dia 20 de outubro de 2024. Há alguns meses foi solicitado à Prefeitura um ônibus para transportar os romeiros até Belo Horizonte, pois não fazia sentido exibir uma obra sobre eles, sem que pudessem assisti-la. Entretanto, a Prefeitura disse que não teria orçamento no setor de cultura para cobrir tais gastos. Por esse motivo, ela decidiu pedir ajuda aos vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (REDE) esclareceu que a única maneira do Poder Legislativo ajudar seria enviando ofício ao prefeito José Omar Paolinelli (PSD), assinado por todos os vereadores, solicitando a liberação dos recursos ainda a tempo de atender a reivindicação, já que se trata de uma tradição de fé e cultura de muitos anos da comunidade local.

Os vereadores Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO; Jaqueline Emilia Luciano (REDE); Geraldo Lucas (REDE), líder do governo; Dirceu da Silva (UNIÃO); Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD); Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara, líder do PSDB e Claudinei Vicente da Silveira – Tade (REDE) manifestaram-se sobre o tema.

A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.