Terça, 18 Junho 2024

Advogada e enfermeiro cobram repasses à Santa Casa

A advogada Ester de Freitas Abreu e o enfermeiro Alex Palmério ocuparam a Tribuna da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, na sessão ordinária do dia 17 de junho de 2024. Eles reivindicaram a efetivação de repasse financeiro à Santa Casa, por meio de emenda parlamentar já liberada e cujo montante já se encontrava depositado na conta da Prefeitura.

De acordo com Alex, a reivindicação relacionava-se a projeto de lei que havia sido votado e aprovado naquela sessão. Mesmo assim, fazia uma crítica, pois o dinheiro já se encontrava depositado na conta da Prefeitura desde o dia 07 de maio de 2024, portanto há mais de quarenta dias, sem que fosse repassado à Santa Casa, denotando descaso dos poderes públicos. Ainda segundo ele, do montante de R$ 100 mil, R$ 70 mil seriam destinados à aquisição de materiais para o carrinho de laparoscopia e outros R$ 30 mil para obra na Associação de Equoterapia de Carmópolis (ANTERAP). Alex também criticou a postura de alguns pré-candidatos a vereador, que divulgaram notícias sobre verbas que ainda nem mesmo haviam sido votadas na Câmara e, portanto, ainda não haviam chegado à Santa Casa. Ele pediu que os vereadores fiscalizassem o repasse desses montantes, cumprindo a missão legislativa.

Na condição de advogada da Santa Casa, Ester pediu que o trabalho dos vereadores não parasse ali, pois a Santa Casa luta com bravas forças para alcançar metas e resolver problemas, sobrevivendo pelo amor de seus funcionários e da sociedade. “Não vamos deixar que uma instituição que presta serviços de saúde aos nossos cidadãos morra”, enfatizou a advogada, mostrando que em momentos de urgência, o primeiro atendimento sempre ocorre na Santa Casa. Daí a necessidade dos recursos chegarem à instituição, para que ela possa cumprir o projeto que já estava sendo desejado e cobrado pela sociedade.

Afirmou que sabe da existência de normas e regulamentos, mas não querendo ultrapassá-los, estavam ali para fazer com que o projeto se cumpra. Apontou ainda o fato de várias emendas parlamentares aprovadas pela Câmara não terem chegado à instituição, havendo, portanto, a necessidade dos vereadores cobrarem o cumprimento das decisões, independentemente de partidos políticos, ano eleitoral ou finalidades.

O presidente do Legislativo, vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (REDE), discordou do argumento de que haveria descaso por parte dos poderes públicos, incluindo a Câmara, pois assim que o projeto chegou à Casa, foi imediatamente encaminhado às comissões, que se manifestaram prontamente. Grifou ainda que a matéria foi votada em duas sessões realizadas no mesmo dia, sendo uma extraordinária, quando isso poderia ter sido feito em duas reuniões ordinárias, com intervalo de uma semana. Sobre supostos recursos já votados e ainda não repassados à Santa Casa, Fernando pediu à advogada que apresentasse uma lista desses casos, para que o Legislativo possa cobrar os repasses à Prefeitura.

Os vereadores inscritos também falaram. A íntegra dos pronunciamentos sobre o tema pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.