Terça, 28 Mai 2024

Vereadora requer cascalho e escória em via para evitar problemas da poeira

Por meio de requerimento aprovado em plenário e encaminhado ao Poder Executivo de Carmópolis de Minas, a vereadora Jaqueline Emilia Luciano (REDE) solicitou à Secretaria Municipal de Obras Infraestrutura Urbana e Rural, a aplicação de cascalho ou escória no trecho da Rua Gervásio Pinto de Souza, no Morro do Campo, Distrito do Bom Jardim das Pedras, sentido à comunidade da Prainha e ao Morro da Formiga.

De acordo com o texto do requerimento, trata-se de uma medida importante para abrandar os problemas causados pela poeira, especialmente durante períodos secos e cujo acúmulo pode causar sérios problemas respiratórios, como asma, alergias e bronquites, especialmente em crianças e idosos, que são mais vulneráveis a essas condições. Entende a vereadora que a aplicação de cascalho ou escória pode ajudar a reduzir a quantidade de poeira, melhorando assim a qualidade do ar e protegendo a saúde dos residentes.

Argumentou ainda, a parlamentar, que a poeira levantada pelos veículos pode reduzir a visibilidade dos motoristas, aumentando o risco de acidentes. Ao aplicar cascalho ou escória, é possível reduzir a poeira e melhorar as condições de visibilidade na via, tornando-a mais segura para todos os usuários, especialmente em uma área onde há muitos idosos e crianças.

“A poeira não apenas representa um risco para a saúde e a segurança, mas também pode afetar o bem-estar geral da comunidade. Moradores podem se sentir desconfortáveis ou incomodados pela presença constante de poeira em suas casas e nas ruas. A aplicação de cascalho ou escória pode contribuir para um ambiente mais limpo e agradável para todos”, escreveu Jaqueline, informando que a solicitação do cascalho ou escória foi feita pelos próprios moradores da região, demonstrando que há claro interesse e necessidade por parte da comunidade em resolver esse problema.

“Atender a essa demanda é uma forma de demonstrar o compromisso da administração municipal com o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos”, conclui o texto do requerimento.

Na sessão do dia 27 de maio, Jaqueline voltou a apontar os graves problemas causados pela poeira, fazendo uma cobrança ao Poder Executivo, no sentido de calçar ou asfaltar o trecho final da estrada que liga Carmópolis ao Bom Jardim das Pedras. De acordo com ela, a entrada do distrito tem grande movimento de veículos. Sem nenhum tipo de pavimentação, a via produz muito pó, que prejudica a saúde dos moradores e usuários, inclusive de ruas próximas. “São muitas pessoas que transitam pelo local, que saem de casa para trabalhar, ir ao médico, e que sofrem com o excesso de poeira produzido pelo trânsito. Principalmente à tarde, a poeira é exageradamente prejudicial para todos”, apontou a vereadora.