Quarta, 08 Mai 2024

Vereador pede liberação de emenda para evitar apagões na Santa Casa

Um problema  que tem afetado diretamente o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia, único hospital de Carmópolis de Minas, foi mais uma vez apontado pelo vereador Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara, líder do PSDB, na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 06 de maio de 2024. Trata-se da rede elétrica do imóvel, que por ser antiga e ultrapassada, tem provocado apagões na instituição de saúde, com consequências negativas para pacientes, médicos e demais componentes da equipe de profissionais.

Considerando a situação como preocupante, Antônio Gabriel citou episódios recentes de panes elétricas no hospital, para solicitar ao Poder Executivo, por meio do prefeito José Omar Paolinelli (PSD), que libere uma emenda impositiva de sua autoria, no valor de R$ 237 mil, que se destina exatamente à reforma do sistema elétrico da Santa Casa, que vem sofrendo há anos os efeitos da precariedade.

O parlamentar lembrou que em 2020 a Santa Casa passou por dificuldades, tendo sofrido com a falta de energia por três dias, fato que se repetiu na semana passada. “Venho aqui novamente, para falar sobre este assunto, pedindo ao prefeito que se solidarize com aquela entidade”, disse Antônio Gabriel, informando que o termo foi assinado no dia 30 de abril, mas segundo informações do Poder Executivo, a liberação do montante só se dará entre os meses de julho, agosto e setembro.

Para Antônio Gabriel, entretanto, por ser questão de saúde, o assunto deveria ser tratado pela Prefeitura como prioridade. “Que o prefeito reveja esta situação e procure uma forma de repassar esse valor o mais rápido possível”, pediu o vereador, tendo em vista que a direção da Santa Casa precisa dar uma entrada de 50% do material e pagar a mão de obra, ações que não podem esperar pelo menos até o mês de julho.

Argumentou o vereador que dessa forma fica difícil, pois a Santa Casa vem sofrendo há anos com o problema, e quando consegue um valor desses para ajudar, o prefeito deveria priorizar o repasse. “Gasta-se com o Rodeio e outras iniciativas, mas a saúde sempre precisa estar em primeiro lugar”, concluiu.