Terça, 07 Mai 2024

Maio Laranja tem vasta programação em Carmópolis

A conselheira Edneia Maria Nascimento Costa, coordenadora do Conselho Tutelar de Carmópolis de Minas, ocupou a Tribuna Livre, na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 06 de maio de 2024, para convidar os vereadores, como também a população carmopolitana, para participarem da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Ela explicou que a Lei 14.432/2022 instituiu a Campanha “Maio Laranja”, a ser realizada no mês de maio de cada ano em todo o território nacional, com ações efetivas relacionadas ao tema. A data de 18 de maio foi escolhida como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000, em memória da menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, morta em18 de maio de 1973, um crime que chocou o país. Aos 8 anos de idade, Araceli foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Estado do Espírito Santo. Até hoje ninguém foi punido por esse crime bárbaro, continuando como um mistério.

Edneia detalhou a programação da Campanha em Carmópolis de Minas. No dia 13 de maio, às 8h, abertura da Semana Maio Laranja, na Prefeitura Municipal, com o delegado da Polícia Civil de Carmópolis de Minas, Daniel Souza da Trindade. Nos dias 14 e 15, roda de conversa com os profissisonais do CRAE e psicólogos do CAPS Dona Dinica. No dia 16, panfletagem nas ruas centrais da cidade. Dia 17, caminhada, saindo da Praça do Carmo e seguindo pelas ruas centrais. Dias 21 e 22, rodas de conversa nas escolas estaduais. Dia 24, às 17h30, palestra no salão da ASCINCAR, com o promotor de justiça, curador da infância e da juventude da Comarca de Divinópolis e do movimento Todos Contra a Pedofilia, Carlos José e Silva Fortes (doutor Casé).

De acordo com a conselheira, o objetio geral do evento é sensibilizar os profissionais da Saúde, Educação e a sociedade em geral sobre os aspectos, sinais de indentificação e as consequências da violência sexual, dando publicidade aos canais de denúncias.

“O Conselho Tutelar, jutamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Muncipal de Assistência Social, conta com todos nessa grande causa”, concluiu a conselheira.

Os vereadores se manifestaram sobre o “Maio Laranja”. A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.