Quarta, 29 Novembro 2023

Emendas orçamentárias ajudam estudantes, Casa UP e Conselho da Mulher

Três emendas apresentadas pela vereadora Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD), respectivamente ao Projeto de Subvenções Sociais e Projeto de Lei Orçamentária para 2024, vão beneficiar diretamente adolescentes, jovens, estudantes universitários e Conselho Municipal da Mulher em Carmópolis de Minas. A iniciativa foi apresentada pela parlamentar, em pronunciamento feito na sessão ordinária do Legislativo do dia 27 de novembro de 2023.

Ao Projeto de Subvenções, Whatiffa apresentou emenda modificativa acrescentando R$ 40 mil ao montante de R$ 240 mil destinado à Associação dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Carmópolis de Minas, aumentando o valor total para R$ 280 mil. Justificando o acréscimo, a vereadora lembrou já ter sido estudante, sabendo das dificuldades e da corrida que o universitário enfrenta, com muitas cobranças; dificuldades para conciliar vida acadêmica com a social, e os custos de um curso superior.

“Meu intuito é colaborar um pouco com o transporte, hoje tão caro para o estudante, já que nossa cidade não dispõe, ainda, de cursos superiores, levando muitos alunos a se deslocarem diariamente até outras cidades, para darem continuidade às suas formações”, argumentou.

Outra emenda modificativa ao projeto das subvenções acrescenta R$ 20 mil à verba destinada à Casa UP, que hoje atende a mais de trezentos adolescentes e jovens, para tanto recebendo uma ajuda da Prefeitura de R$ 20 mil. Lembrou que a manutenção dos serviços prestados gera muitos gastos, e a cada dia mais jovens e adolescentes procuram a instituição, aos quais são oferecidos cursos profissionalizantes, além de aulas de balé; teatro; taekwondo; palestras; atendimento psicológico; treinamentos de  empreendedorismo e liderança; aconselhamento familiar; educação financeira; aulas de música; espaço aberto para reuniões, projetos e trabalhos escolares e outros segmentos, de forma gratuita, sendo justo aumentar o valor para R$ 40 mil.

A terceira emenda foi apresentada por Whatiffa ao Projeto de Lei Orçamentária para 2024, desta vez destinando o valor de R$ 16 mil ao Conselho Municipal da Mulher, ora inativo. Os recursos visam fazer funcionar o órgão, criando políticas públicas para as carmopolitanas, em áreas prioritárias como empreendedorismo e combate à violência doméstica.