Segunda, 06 Novembro 2023

Sessão especial conscientiza sobre câncer de mama e de próstata

Em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal da Saúde, a Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizou em sua sede, no dia 30 de outubro de 2023, sessão especial sobre as campanhas relacionadas à prevenção do câncer de mama (Outubro Rosa) e o câncer de próstata (Novembro Azul).

O evento foi dividido em dois momentos: no primeiro foi proferida palestra com o tema: “Saúde da mulher – prevenção e promoção aliadas ao autocuidado”, pela enfermeira Flávia Paolinelli, referência em saúde da mulher do Núcleo da Saúde de Mulher e da Criança. No segundo momento, palestra proferida pelo médico da Estratégia da Saúde da Família,Teófilo Costa dos Santos, tratou do tema “Saúde do homem – prevenção do câncer de próstata e outros agravos”.

O Outubro Rosa é um movimento internacional, que surgiu para disseminar informações para conscientização e para incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O Novembro Azul surgiu para incentivar a realização de exames para os homens, com a finalidade de prevenir o câncer de próstata.

O presidente do Legislativo, vereador Geraldo Lucas (PV) ressaltou que o Outubro Rosa é o mês de conscientizar, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Alguns casos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente, e quanto mais cedo forem diagnosticados, maiores as chances de boa evolução no tratamento, maiores as chances de cura e de resultados esteticamente mais favoráveis. Lucas pediu que as mulheres fiquem atentas. Caso estejam experimentando sintomas novos e persistentes, façam contato com um profissional da saúde.

O Novembro Azul é a mobilização mundial em prol da saúde masculina,  para planejar ações e contribuir para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com a facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Lembrou o presidente que a ação precoce e preventiva é o melhor caminho para qualquer doença.  E alertou: “Nós, homens, demoramos para buscar atendimento médico. Nós nos atrasamos e por isso muitos casos acabam se agravando”. Pediu que os homens fiquem atentos aos sinais e se cuidem. E informou que o SUS oferece ações e serviços de prevenção e cuidados, estando pronto para atender e tratar a todos que procuram a rede municipal de saúde. Entretanto, todos os homens precisam valorizar mais a própria saúde, para garantir uma vida plena e de qualidade.

Estiveram presentes os vereadores José Laércio da Silveira (UNIÃO); Jaqueline Emilia Luciano (PV) e Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO. Também participaram o secretário de Administração Wagner Henrique Raimundo; procurador-geral do município, Henrique Rocha de Freitas; Maria Célia dos Santos Pereira Andrade, coordenadora da Atenção Primária e Pollyanna Alvim, coordenadora da Vigilância em Saúde e Odontologia.

A íntegra das palestras e dos pronunciamentos sobre o tema pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.