Terça, 29 Agosto 2023

Vereador diz que Prefeitura cortou errado em plano de contenção de gastos

O vereador Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO, argumentou, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 21 de agosto de 2023,  que a Prefeitura, ao colocar em prática um plano  de contenção de despesas, promoveu, erradamente, cortes

nos setores de Saúde e Educação, ambos essenciais, deixando de fora os altos salários.

Marcelo exibiu dados do relatório de atividades do Centro de Referência de Atendimento Educacional Especializado (CRAEE), instituição que desempenha papel fundamental em favor das crianças da rede municipal de ensino, relativos ao primeiro semestre de 2023, quando o órgão acompanhou 245 alunos. Além isso, o Centro de Referência possuía três psicopedagogas, sendo que duas foram demitidas. “Apenas uma psicopedagoga conseguirá acompanhar esses 245 alunos, que eram atendidos por três? Lógico que não”, questionou o parlamentar, prevendo que as crianças ficarão prejudicadas e apelando ao prefeito para que repense os cortes.

Para provar a importância do Centro de Referência, Marcelo destacou o trabalho realizado pela equipe multiprofissional: acompanhamento de alunos portadores de deficiências e transtornos de aprendizagem; auxílio na elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), documento obrigatório para alunos com deficiências; avaliação psicopedagógica; orientações aos professores sobre práticas inclusivas; articulação com a rede interssetorial (CRAS, CAPS, Conselho Tutelar, etc) para maior efetividade das ações; encaminhamento para profissionais da saúde; atendimento psicológico, em caráter de acolhimento e orientação, para o aluno e sua família; visita domiciliar, quando necessário; triagem fonoaudiológica; capacitação docente, com participação nos módulos e outras intervenções e atribuições específicas de cada profissional, dentro de sua área de atuação.

De acordo com o vereador, esses são alguns trabalhos que a psicopedagoga desenvolve no CRAEE, tendo o Poder Executivo feito cortes errados, pois não vai conseguir dar o mesmo atendimento a essas 245 crianças. “Fica aí o meu pedido, para que o prefeito possa repensar e quem sabe voltar com essas profissionais”, destacou o parlamentar.

Da mesma forma ele criticou cortes na área da Educação, especificamente na Escola Municipal Professora Lygia Vaz de Oliveira, que transformou três turmas em apenas duas. “O rendimento do aluno, será que vai ser o mesmo?”, perguntou o vereador. Por isso a contenção precisa ser feita de forma planejada, evitando erros. Para ele, cortou-se de quem mais precisa, permanecendo intactos os altos salários, não atingidos pelas demissões. E concluiu, afirmando que não deveriam ocorrer cortes em Saúde e Educação, áreas principais da administração que precisam ser preservadas.