Sexta, 28 Julho 2023

Aprovado o Programa de Segurança nas Escolas Públicas Municipais

De autoria do vereador Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO, foi aprovado por unanimidade, na Câmara de Carmópolis de Minas, projeto de lei que dispõe sobre o Programa de Segurança nas Escolas Públicas Municipais e a instalação de câmeras de monitoramento e outros mecanismos de segurança.

São diretrizes para a efetivação do Programa: a instalação de concertinas e de câmeras de monitoramento de segurança nas dependências e cercanias de todas as escolas públicas municipais de Carmópolis de Minas; a instalação de alarme, SOS, botão de pânico ou similares nos telefones celulares e nas secretarias escolares; realização de treinamentos para preparar alunos e funcionários para situações de emergência; elaboração e implementação de outras medidas necessárias para prevenir e combater situações de insegurança e violência escolar; estabelecimento das prioridades de intervenção e parcerias com outras entidades da administração pública; planejamento e implementação de medidas de controle de entrada e saída de pessoas estranhas nas escolas, por meio de recursos tecnológicos que a administração escolar julgar mais convenientes e adequados à sua realidade; a  criação de um canal de denúncia para a comunidade escolar, que procure identificar problemas relacionados à saúde mental, lacunas de segurança, questões psicossociais, dentre outras; a criação de um Comitê Integrado de Segurança Escolar, preferencialmente composto por psicólogos, assistentes sociais, diretores escolares, professores, pais de alunos, policiais, com o objetivo de analisar as unidades de ensino.

As escolas situadas nas áreas em que constam os mais altos índices de violência terão prioridade na implantação da lei.

O autor justificou sua iniciativa, considerando os terríveis episódios ocorridos no Brasil envolvendo ataques a escolas como em Santa Tereza de Goiás (GO), Blumenau (SC) e São Paulo (SP) neste ano, na sequência de outros em Barreiras (BA), Sobral (CE) e Aracruz (ES) em 2022, Suzano (SP) e Caraí (MG) em 2019, Medianeira (PR) em 2018, Goiânia (GO) em 2017, dentre outros no país e no mundo, e atentos aos inúmeros registros de ameaças de ataques a estabelecimentos de ensinos que avançam pelo interior dos estados.

O projeto visa, segundo Marcelo, garantir a integridade e a segurança dos alunos, professores, outros servidores das escolas públicas municipais e ainda seu patrimônio. A instalação dos equipamentos de segurança desestimula a ação de agentes delituosos em escolas, mas valerá para elucidar e apurar delitos praticados nas cercanias, auxiliando, assim, o trabalho policial.

“Por fim, argumenta Marcelo, resta possível compreender que, diante dos cenários gravíssimos, ameaçadores da paz nos ambientes estudantis vivenciados no Brasil, é de suma importância a aprovação do projeto, ressaltando-se a plena consonância com entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF).