Quarta, 21 Junho 2023

Encontro de Capoeira mostra tradição e cultura de Carmópolis

A realização de um evento que já é tradição no município de Carmópolis de Minas foi destacada pelo vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (PV), líder do governo, na sessão ordinária do Legislativo realizada no dia 05 de junho de 2023. Trata-se do 29.º Encontro de Capoeira e Troca de Cordas, realizado pelo Grupo de Capoeira Arte e Encanto na Quadra da Escola Américo Leite, e que este ano aconteceu no dia 11 de junho, durante o qual também ocorreu a formatura do contra-mestre Marcão.

Fernando lembrou que a Capoeira é patrimônio histórico-cultural do município e do Brasil, valorizando a arte, a cultura e o esporte nacionais. O vereador parabenizou toda a equipe promotora, destacando o recolhimento de um quilo de alimento não perecível de todos que compareceram ao evento, entre os quais foi sorteada uma bicicleta.

Na sessão legislativa do dia 12 de junho, os organizadores do evento receberam os parabéns do presidente da Câmara, vereador Geraldo Lucas (PV). “É bonito de se ver o serviço prestado pelo Grupo Arte e Encanto à cidade de Carmópolis de Minas”, destacou o presidente.

Com 32 anos de existência, o Grupo de Capoeira Arte e Encanto é coordenado por mestre Natalino, mestrando Tico-Tico e professor Marcão, já tendo realizado 29 encontros de capoeiristas em Carmópolis, nos quais acontecem as graduações e trocas de graduações dos alunos. Ao todo 50 alunos, dos quais 35 crianças e 15 adultos, trocaram de cordas. Durante o evento acontece também a campanha do quilo. Este ano foram arrecadados quase 200 quilos de alimentos. Houve, ainda, participação de várias cidades da região.