Quarta, 26 Abril 2023

Sem espaços para pedestres e ciclistas, ligação do bairro Graminha é motivo de alerta

Falando sobre problemas ligados à mobilidade urbana em Carmópolis de Minas, na sessão ordinária do dia 24 de abril de 2023, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador José Laércio da Silveira (UNIÃO), alertou o Poder Executivo e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) sobre a urgente necessidade de se construir calçadas nas laterais da via que liga o Bairro Graminha ao centro da cidade.

De acordo com o parlamentar, a falta de espaços para o tráfego de pedestres deixa a via perigosíssima para todos os seus usuários, sendo motivo de constante preocupação. “Passo ali todos os dias e estou evitando fazer o trajeto à noite, em vista da iminência de acidentes”, revelou José Laércio, acreditando que várias outras pessoas estejam com a mesma dificuldade.

O vereador informou que o trânsito pesado, inclusive de carretas, diminui o anglo de visão dos motoristas, que acabam não enxergando quem esteja trafegando a pé ou de bicicleta pelas laterais da pista. Devido a esses perigos, ele pediu ao Poder Executivo que, em convênio com o DER, estude soluções, no trecho da Rodovia MG-270 ao trevo do Distrito de Bom Jardim das Pedras, pois em pouco tempo será concluída obra onde funcionará um grande supermercado, aumentando ainda mais o fluxo de pessoas.

Ao descrever tais riscos, o vereador também apontou o crescimento da cidade e a valorização dos imóveis daquela região, com o surgimento de novas construções, aumentando o grau do alerta para o poder público, no sentido de que seja feito um planejamento de obras de segurança que envolva, além da MG-270, a Rua Formosa e a Avenida Ipê Amarelo.