Terça, 28 Março 2023

Instalação de casa de apoio é pedida em plenário

A necessidade de instalação, em Carmópolis de Minas, de uma casa de apoio para receber e dar suporte a mulheres e crianças vítimas de violência, foi apontada pela vereadora Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 13 de março de 2023. Ela destacou a importância da aprovação em plenário e encaminhamento, ao Poder Executivo, de requerimento neste sentido, de sua autoria e da vereadora Jaqueline Emilia Luciano (PV). E informou que a ideia da Casa de Apoio nasceu nos encontros com mulheres carmopolitanas realizados no mês de março, durante a Primeira Semana da Mulher. Em vista disso, ela decidiu encaminhar o requerimento.

Como ex-conselheira tutelar, Whatiffa disse ter vivenciado algumas situações difíceis com crianças e adolescentes vítimas de violência, sem ter para onde encaminhar essas vítimas. “Trata-se de iniciativa de suma importância para a cidade e estou disposta a continuar lutando por isso”, grifou a parlamentar. E acrescentou que muitas mulheres também não têm para onde ir, por falta de apoio e políticas públicas, muitas delas tendo que continuar se sujeitando aos maus-tratos, por falta de um lugar onde possam ser acolhidas.

Ainda sobre o mesmo tema, Whatiffa discorreu sobre outro requerimento de sua autoria, que pede ao prefeito José Omar Paolinelli (PSD) que coloque em prática a lei municipal 1.877/2009, que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, “Vejo como muito importante que se coloque esse conselho para funcionar, pois fortalecerá a política voltada para as mulheres carmopolitanas”, argumentou.

Sobre o requerimento, a vereadora Jaqueline Emilia Luciano (PV) disse que, durante a Semana da Mulher recentemente realizada no município, foi possível dialogar com várias participantes, que cobraram a instalação da casa de apoio, sabendo que muitas mulheres sofrem violência porque não têm para onde ir, por não existir quem as acolha e as defenda. Em vista disso, a iniciativa poderá ajudar muitas mulheres e crianças. Daí a importância do apoio dos vereadores e do prefeito.