Segunda, 27 Fevereiro 2023

Segundo endereço da Escola Lígia Beatriz não será fechado em 2023

Manifestando-se durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 06 de fevereiro de 2023, a vereadora Jaqueline Emilia Luciano (PV) comentou sobre uma reunião informal de urgência, realizada no plenarinho do Poder Legislativo, com o intuito de debater com pais de alunos, o possível fechamento do segundo endereço da Escola Estadual Lígia Beatriz Amaral, localizada no distrito de Bom Jardim das Pedras. Dez vereadores teriam comparecido ao encontro.

Jaqueline narrou que chegaram até eles informações de que seria necessário o fechamento do segundo endereço do educandário em 2023. Em vista disso, foi encaminhado um ofício à Superintendência, recebendo, em resposta assinada apela superintendente Selma Lúcia de Carvalho, a informação de que o planejamento para o atendimento escolar de Minas Gerais é feito no ano anterior, e que a sede da escola, em Carmópolis, não teria condições de absorver os alunos da filial localizada no distrito. “Isso nos tranquilizou, como também aos pais e mães de alunos”, observou a parlamentar.

A vereadora também comunicou a realização do zoneamento escolar, por meio do qual alguns alunos da Escola Municipal Professora Lygia Vaz de Oliveira estão sendo transferidos para a Escola Lígia Beatriz. Embora desagrade a muitos pais, Jaqueline considerou a movimentação como pertinente, pois o município precisa cumprir as leis, para que as escolas tenham a frequência necessária de alunos. Ela disse, ainda, que não admitiria o fechamento de uma escola no distrito, pois isso representaria grandes dificuldades para os jovens, que teriam de se deslocar para a cidade, contribuindo, entre outros problemas, para o aumento da evasão escolar.

Em comunicado oficial, o presidente da Câmara, vereador Geraldo Lucas (PV), esclareceu que, após questionada de que seriam encerradas as atividades escolares do 2º endereço  da escola e os alunos remanejados para o 1º endereço, a Câmara Municipal enviou um ofício à Superintendência Regional de Ensino em Divinópolis, pedindo informações sobre essa situação, sendo informados de que neste momento, as turmas que foram autorizadas a funcionar no primeiro endereço da escola não comportam a absorção dos alunos do 2º endereço. Portanto, não haverá o encerramento do 2º endereço da escola, até que seja feito o planejamento para o atendimento escolar nas escolas estaduais de Minas, o que é feito através do plano de atendimento escolar, geralmente nos meses de agosto e setembro. Desta forma, o encerramento do 2º endereço da escola mencionada deverá ser feito inserindo esta proposta no plano de atendimento escolar, a ser realizado em 2023, com validade para o ano de 2024.