Quarta, 15 Fevereiro 2023

Município contrata empresa para restaurar trecho de avenida

Aproveitando a decretação de estado de emergência em Carmópolis de Minas, devido ao grande volume de chuvas que tem atingido o município, o Poder Executivo tomou a iniciativa de, por meio de dispensa de licitação, investir cerca de R$ 700 mil na contratação de empresa para a construção de gabiões em trecho da Avenida Ipê Amarelo que sofreu um desmoronamento e foi colocada, pelo Corpo de Bombeiros, como grau máximo de atenção. A informação foi passada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Lucas (PV), durante a sessão ordinária realizada no dia 06 de fevereiro de 2023.

Acrescentou o presidente que a obra é essencial para acabar com o problema e dar mais segurança aos moradores, principalmente os que residem mais próximo ao córrego.

Gabião é um muro de arrimo constituído por gaiolas metálicas formadas por fios de aço galvanizado (para que resistam às intempéries sem oxidar). Essas gaiolas são preenchidas por pedras. As estruturas de contenção são obras que visam oferecer estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou de rocha, evitando escorregamentos e desabamentos, especialmente em córregos.

“O problema trazia pânico a pessoas residentes nas margens do córrego, na altura do bairro Lava-pés. Que a obra possa ser entregue de forma rápida, tendo em vista os riscos que rondavam os munícipes”, grifou Geraldo Lucas.

O vereador José Laércio da Silveira (UNIÃO) classificou o desmoronamento como um acidente grave. Para ele a Prefeitura acertou ao contratar uma empresa de grande porte para realizar a obra, pois o município não teria condições e nem mesmo máquinas para resolver a situação emergencial.

Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO, lembrou que os problemas em volta da Avenida Ipê Amarelo já eram conhecidos bem antes de ocorrer o desmoronamento, mas a Prefeitura não realizou nenhum trabalho preventivo, no sentido de evitar os danos, e que agora terá que arcar com cerca de R$ 700 mil para realizar os devidos acertos.