Terça, 03 Mai 2022

Agravamento da dengue exige ações mais rígidas do município, diz vereador

O vereador Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara, líder do PSDB, cobrou do Poder Executivo de Carmópolis de Minas maior rigidez no trabalho de dedetização da cidade contra a proliferação do mosquito da dengue. Em pronunciamento realizado na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 02 de maio de 2022, ele disse perceber que, com a devida autorização dos proprietários, é necessário entrar e limpar também os imóveis fechados.

O pedido do vereador se estendeu aos lotes sujos, que permanecem nessa situação há bastante tempo, não obstante as várias e insistentes cobranças feitas pelos vereadores e nem mesmo a aprovação, pelo Legislativo, de lei específica.  “A gente percebe que alguns proprietários cumprem a lei, mas outros não”, disse o parlamentar, apontando como exemplo o Bairro Santa Helena, no qual podem ser vistos lotes limpos e outros onde o mato já cobre os próprios muros.

Para o vereador, o prefeito deve tomar uma atitude rápida, montando uma equipe que promova a limpeza desses lotes e envie as contas para os proprietários. Argumentou, ainda, que se o dono de um imóvel recebe a notificação e não procede à limpeza, cabe ao poder público, em nome da segurança sanitária da população, tomar as devidas providências.

Ainda sobre lotes sujos, Antônio Gabriel alertou para a aproximação do período de seca, quando as queimadas passam a ser também frequentes, criando mais um problema para a população, como já foi visto em anos anteriores.  E também por isso a Prefeitura deve exigir o cumprimento da lei. Concluindo, observou o vereador que a dengue, cujo número de casos tem aumentado no município, é uma doença grave e pode levar à morte.