Terça, 23 Abril 2024

Tribuna livre Conselho do Patrimônio não exigiu corte de árvores na Praça dos Passos, diz ex-integrante

Participando da sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 22 de abril de 2024, o cidadão carmopolitano Geraldo do Carmo Diniz, ex-integrante do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, prestou esclarecimentos sobre o projeto de reforma da Praça dos Passos, tema tratado na sessão do dia 15 de abril pela engenheira da Prefeitura Graziela Maria de Morais.

Falando apenas em seu nome, Geraldo informou que, apesar de hoje não ser mais membro do Conselho, estava presente na reunião que analisou com muito critério e seriedade o projeto da Prefeitura, e que não soube definir o seu sentimento, ao ouvir os seguintes dizeres da engenheira: “Por exigência do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, a retirada de árvores que não havia necessidade de serem retiradas”, pois conforme nota enviada à Câmara pelo próprio Conselho e lida naquela sessão, “nenhum conselheiro indicou corte de qualquer árvore naquela praça”, pois o Conselho se reuniu para analisar o que era de sua competência, ou seja, o que diz respeito ao patrimônio cultural.

“A questão do meio ambiente é com outro conselho”, apontou ele, referindo-se ao Conselho de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). Ao contrário disso, segundo Geraldo, o Conselho do Patrimônio questionou se haveria necessidade de realmente retirar as árvores, pois tratava-se de uma questão técnica. Acrescentou que o seu objetivo principal era deixar isso bem claro para a população, pois a fala da engenheira não foi verdadeira, jamais tendo o fato acontecido na reunião.

Da mesma forma ele afirmou que, também ao contrário do que disse a engenheira, em momento algum daquela reunião o Conselho vetou a instalação de um parquinho da praça, tratando-se de algo que não fora sequer discutido.

Alguns dos vereadores presentes se manifestaram sobre o tema. A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.