Quinta, 18 Abril 2024

Problemas em pontes prejudicam economia e população rural

Falando durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas do dia 8 de abril de 2024, o vereador João Francisco Vieira – João do Inhozinho, líder do PSD, informou que, em visitas às comunidades rurais da Mata, Pé do Morro e Morro Alto, constatou que várias pontes que dão acesso a essas regiões foram praticamente destruídas por chuva torrencial que caiu dias antes no município.

Especificamente ele citou uma ponte que liga a Fazenda das Pedras à antiga fazenda do já falecido senhor Vicente Marica, que foi totalmente levada pela enchente. Explicou que o problema se deu porque no local foram instaladas manilhas, que não suportaram o volume de água. Lembrou ter feito um alerta, quando da decisão da Prefeitura pelas manilhas, de que esse tipo de material não era o mais indicado para o local, exatamente devido ao volume de água que se acumula naquele ponto em momentos de muita chuva.

Em conversa mantida com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, Carlos Antônio Nascimento, o vereador foi informado de que a recuperação da passagem exigiria a aquisição de vigas de doze metros de comprimento, necessitando de alguns dias para ficar pronta, fato que afeta os moradores e trabalhadores daquela localidade, especialmente produtores de leite e tomaticultores, que precisam percorrer distâncias bem maiores para escoar a produção, passando pela Mata ou povoado da Paciência.

Ainda sobre estradas rurais, João do Inhozinho destacou a boa qualidade de material utilizado em trecho de estrada da região do Engenho, município de Oliveira. Para ele, a Prefeitura de Carmópolis poderia estudar as possibilidades de conseguir o mesmo material para uso nas estradas de Carmópolis, em vista de sua longa durabilidade, sendo bem melhor do que fresa de asfalto ou o próprio cascalho.

“Trata-se de material de primeira linha, que pode ser utilizado em trechos de estradas de Carmópolis que se encontram intransitáveis neste momento”, concluiu o parlamentar.