Quinta, 14 Março 2024

Remuneração inferior ao mercado desmotiva estagiários da Prefeitura

Por meio de requerimento aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia 11 de março de 2024, o presidente da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (PV) pediu ao Poder Executivo a recomposição dos valores pagos aos estagiários contratados pelo município, uma vez que não são realizados reajustes anuais, desmotivando aqueles que estão na ativa e os que pretendem ingressar no serviço público nessa modalidade. Fernando pediu ainda que o reajuste seja regulamentado, para que acompanhe a recomposição dos servidores municipais.

Em pronunciamento feito durante a mesma sessão, Fernando lembrou ser essa uma reivindicação antiga na Casa, tendo sido procurado por alguns estagiários, alegando que, pelos níveis atuais, o que é pago pelo desempenho da função está abaixo do mercado de trabalho de Carmópolis de Minas. Ou seja: numa cidade em que as oportunidades de emprego crescem cada vez mais, as empresas estão pagando acima do que é oferecido pela Prefeitura.

Acrescentou, Fernando, que essa situação gera desmotivação entre os estagiários do Poder Executivo. “A gente vê que Carmópolis, graças a Deus, tem apresentado uma grande oferta de empregos. Passamos em frente ao comércio da cidade, como supermercados, farmácias, indústrias, onde sempre existem placas oferecendo contratações, Disseram-me que, devido à grande diferença, o estágio não compensa”, argumentou Fernando.

O presidente acrescentou que encaminhava o requerimento como meio de valorização do serviço prestado pelos estagiários e até mesmo como economia para o município, uma vez que, sem os estagiários, especialmente na área da Educação, a Prefeitura terá que contratar profissionais para prestarem o serviço.

“Conversei com a secretária da Educação, Rosa Maria, que prometeu reforçar os termos de meu requerimento junto ao prefeito José Omar Paolinelli (PSD), devido à necessidade de manter os estagiários na Prefeitura, não apenas na pasta da Educação, mas em outras com a mesma demanda”, finalizou o presidente.