Quarta, 28 Fevereiro 2024

Vereadora pede para Policlínica estender horário de atendimento

Por meio de requerimento aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, na sessão ordinária do dia 26 de fevereiro, a vereadora Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde, que analise a possibilidade de implementação de horários de atendimento estendidos na Policlínica Doutor Luciano Henrique Santos, tanto às pessoas de grupo de risco, quanto à população no geral. A medida visa aliviar o excesso de demanda no Pronto Socorro da Santa Casa.

Argumentou que muitos pacientes buscam atendimento no hospital, mesmo em casos não graves. Essa situação resulta em longos períodos de espera e um ambiente de congestionamento, prejudicando, inclusive, o atendimento de urgência. “Nesse espaço da Policlínica poderia ser feito um primeiro atendimento, avaliando o que não é urgência e emergência, e, se necessário, encaminhando os casos de internação para a Santa Casa”, argumentou a parlamentar.

Em pronunciamento durante a sessão em que o requerimento foi aprovado, Whatiffa acrescentou que o atendimento estendido seria feito de segunda-feira a sábado até a meia-noite, tendo em vista o aumento dos casos de dengue, levando o Pronto Socorro do hospital a enfrentar uma superlotação. Lembrou que o assunto já havia sido motivo de dois requerimentos encaminhados por ela em 2024.

Whatiffa informou que, conforme publicações em redes sociais, está sendo realizado na cidade um mutirão de limpeza, algo que ela havia solicitado ao Poder Executivo. Entretanto, não está havendo a necessária divulgação, para que as pessoas possam saber os dias e horários, onde e como está sendo realizado, se a pessoa pode colocar o lixo na porta de sua casa para que a Prefeitura faça o recolhimento. Ela também sugeriu que seja constituída uma comissão de combate à dengue, nos mesmos moldes da que atuou na pandemia de covid-19.

“Vou conversar com a secretária da Saúde, Daniela Leite Garcia Silva, a respeito desse pedido. A Policlínica tem uma estrutura muito boa e poderá ajudar bastante”, continuou Whatiffa, ressaltando que se trata de uma medida de urgência, portanto uma exceção, tomada no sentido de otimizar o atendimento, especialmente a pessoas de alto risco, entre elas gestantes e idosos, que necessitam de atendimento prioritário.