Terça, 20 Fevereiro 2024

Continuam os furtos em lavouras de tomates

O vereador João Francisco Vieira – João do Nhozinho (PSD) alertou o Poder Executivo Municipal, bem como as autoridades policiais de Carmópolis de Minas, sobre a continuidade da onda de furtos de equipamentos em lavouras de tomates. Em pronunciamento feito na sessão ordinária do dia 19 de fevereiro de 2024, o parlamentar narrou sua própria experiência como tomaticultor, tendo sofrido vários ataques, o último deles na semana anterior, quando teve mais um grande prejuízo ocasionado pelos marginais. Outros vários produtores têm acumulado perdas, entre eles seu colega vereador Dirceu da Silva (PSD). Os furtos atingem vários equipamentos, entre eles motores utilizados no desenvolvimento desse tipo de cultura agrícola.

Entende o vereador que está na hora do prefeito ver o que pode ser feito pelos tomaticultores, que oferecem mais de quatro mil empregos diretos no município, sendo uma das maiores fontes de arrecadação da Prefeitura. Grifou que os produtores não suportam mais tantos prejuízos, muitos deles até perdendo a vontade de continuar no ramo.

João Francisco pediu ao Poder Executivo que, juntamente com as polícias militar e civil, contrate pessoas para promover uma investigação sobre esses crimes, que continuam ocorrendo todas as semanas. O problema se agrava ainda mais, pois os proprietários das lavouras são impedidos de transportar produtos e ferramentas diariamente em seus veículos, sendo abordados por policiais em barreiras e praças de pedágio. Dessa forma, os tomaticultores são obrigados a deixar motores, insumos e outros equipamentos nas lavouras, facilitando a ação dos bandidos.

“Do jeito que está, muitos tomaticultores vão ser obrigados a parar de produzir”, concluiu João Francisco.