Quinta, 29 Junho 2023

MOÇÃO DE PESAR Nº 08/2023

Nos termos do inciso XI, do artigo 139 do Regimento Interno, apresentamos a presente ´´MOÇÃO DE PESAR´´, pelo falecimento do EX-MINISTRO DA AGRICULTURA, ALYSSON PAOLINELLI, ocorrido no dia 29 de junho de 2023, aos 86 anos, no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte.

Alysson Paolinelli, era natural de Bambuí, Centro-Oeste de MG, com raízes também em Carmópolis de Minas. Era engenheiro agrônomo e considerado líder da revolução agrícola tropical sustentável. Deixou a esposa Marisa Gonzaga.

Paolinelli formou em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras e atuou como secretário da Agricultura de Minas Gerais entre os períodos de 1971 a 1974, 1991 a 1994 e 1995 a 1998. Também atuou como ministro da Agricultura entre os anos de 1974 e 1979, alguns anos depois ele foi eleito como deputado federal constituinte, em Brasília, durante os anos de 1987 e 1991. Teve uma belíssima trajetória como Ministro da Agricultura em Minas Gerais, foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura brasileira, transformando nosso país em potência agroalimentar. Foi líder da revolução agrícola tropical sustentável, que transformou o país em potência agroalimentar e criou horizontes para a segurança alimentar mundial.

Nos anos de 2021 e 2022, Alysson Paolinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, sendo criada, inclusive a´´ Rede Paolinelli´´, que reuniu instituições do mundo acadêmico e do agronegócio com o propósito de coordenar e estimular o engajamento na indicação do ex-ministro da Agricultura ao prêmio.

O engenheiro agrônomo recebeu, em 2006, o World Food Prize, maior condecoração da agricultura no mundo pela aplicação da ‘revolução verde’ no país, que transformou a área do bioma do Cerrado brasileiro em um dos principais polos de produção de alimentos do Brasil.

Atualmente, Paolinelli era presidente executivo da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), presidente do Instituto Fórum do Futuro e embaixador da Boa Vontade nos temas de Gênero e Juventude Rural do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura).

Transmita-se o teor desta à família enlutada de Alysson Paolinelli.

Carmópolis de Minas, 29 de junho de 2023.

Geraldo Lucas de Lima e Silva

José Laércio da Silveira

Vice-Presidente

Jaqueline Emília Luciano

Secretária

João Francisco Vieira

Tesoureiro

Agricultura Alysson Paolinelli morreu nesta quinta-feira (29), em Belo Horizonte (MG), aos 86 anos. Ele estava hospitalizado há um mês no Hospital Madre Tereza por complicações renais e no aparelho respiratório, após uma intervenção cirúrgica para a implantação de uma prótese no quadril, segundo fontes próximas à família.

Natural de Bambuí (MG) e agrônomo formado em Lavras, Paolinelli foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. Anteriormente, em 1971, foi secretário de Agricultura de Minas Gerais e é considerado um dos responsáveis pela liderança no Estado na produção cafeeira. De 1987 a 1991, foi deputado constituinte por Minas Gerais. Também já foi presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de 1987 a 1990.

O ex-ministro foi indicado ao Nobel da Paz em 2021 e 2022 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em virtude de seu trabalho para “tropicalização da agricultura” e pelo desenvolvimento da agricultura e pecuária no Cerrado. Paolinelli é reconhecido na agropecuária brasileira pela introdução de novas tecnologias no campo, que levaram ao aumento da produção agrícola brasileira.

Paolinelli foi um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e trabalhou na modernização da estatal como ministro. Em 2006, ele ganhou o prêmio World Food Prize, conhecido como o Nobel da alimentação, por ter liderado o processo de implantação da agricultura tropical sustentável no Brasil.

Atualmente, Paolinelli era presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), presidente do Instituto Fórum do Futuro e embaixador da Boa Vontade nos temas de Gênero e Juventude Rural do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Lido 180 vezes Última modificação em Quinta, 06 Julho 2023