Domingo, 01 Janeiro 2017

Eleitos tomam posse e reafirmam desejo de união

Em sessão solene da Câmara Municipal, realizada no Clube Recreativo Carmopolitano (Praça de Esportes) no domingo, 01 de janeiro de 2017, tomaram posse os onze vereadores, o prefeito e o vice-prefeito de Carmópolis de Minas, eleitos para um mandado de quatro anos, com término previsto para 31 de dezembro de 2020. Prestaram juramento e foram empossados para a 18.ª Legislatura os vereadores Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara (PSDB); Antônio Pinto de Vasconcelos (PSD); Célio Roberto Azevedo (PSD); Dirceu da Silva (PSD); Geraldo Lucas de Lima e Silva (DEM); Gilberto Arnaldo de Freitas (PSD); João Francisco Vieira (PSD); José Munir Machado (PSDB); Marcelo de Freitas dos Reis (DEM); Onaldo José dos Santos (PSDB) e Sérgio Damião Morais (PSDB). Na mesma cerimônia tomaram posse o prefeito reeleito Geraldo Antônio da Silva (PSD) e o vice-prefeito José Omar Paolinelli (PSD).

A solenidade teve início às 20h07, apresentada pelo ex-vereador Antônio Batista Oliveira. Um bom público compareceu ao poliesportivo, para participar do evento que foi dividido em três etapas: posse dos vereadores, eleição da Mesa Diretora do Legislativo e posse do prefeito e do vice. A sessão da Câmara foi inicialmente presidida pelo vereador Antônio Pinto de Vasconcelos, candidato eleito mais idoso. Sob aplausos e manifestações diversas do público, os vereadores eleitos foram chamados nominalmente à Mesa, assim como o prefeito e o vice, juntamente com o vice-prefeito que terminava o seu mandato, Gilberto Rabelo Silveira (DEM). Também convidado a fazer parte da Mesa o vice-prefeito eleito e já empossado em Passa Tempo (MG), Orides Alves dos Santos (PSD).

A ex-prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara, candidata derrotada nas eleições de outubro de 2016 e seu esposo AntônioJosé Lara, estiveram presentes, prestigiando a posse de seu filho Antônio Gabriel no cargo de vereador. Após a apresentação do Hino Nacional, o presidente da sessão convidou o vereador Marcelo para ocupar o cargo de secretário interino, lendo o termo de transferência da sessão da Câmara, de sua sede própria para o poliesportivo. Na sequência foi recebida a documentação dos eleitos, composta do diploma da Justiça Eleitoral e da última declaração de bens.

Os vereadores prestaram juramento individual, com o braço direito estendido sobre o público e afirmando: “Assim o prometo” e foram declarados empossados pelo presidente. O secretário leu, em seguida, o requerimento de inscrição da única chapa apresentada para concorrer à Mesa Diretora, propondo para presidente o vereador Marcelo de Freitas dos Reis (DEM); para vice-presidente Antônio Pinto de Vasconcelos (PSD) e secretário Célio Roberto Azevedo (PSD).

Realizada a votação em escrutínio secreto, a chapa única foi declarada eleita por sete votos favoráveis e quatro contrários. A partir daí, a Mesa eleita passou a dirigir os trabalhos, dando início à posse do prefeito e do vice, também com a verificação de conformidade da documentação de cada um deles: diplomas e declarações de bens. Os eleitos também fizeram seus juramentos, prometendo cumprir dignamente os mandatos a eles confiados, guardar as constituições e as leis e sob a proteção de Deus trabalhar pelo engrandecimento do município. Em seguida o presidente da Câmara declarou empossados o prefeito e o vice, sob aplausos e gritos da plateia e queima de fogos no lado externo do ginásio poliesportivo. Discursando em seguida, Gilberto Rabelo Silveira fez um breve balanço de sua gestão enquanto vice-prefeito que deixava o cargo. Lembrou seus 36 anos de vida pública e afirmou ter sido uma grande honra trabalhar com o prefeito Geraldo Antônio e sua equipe. Citou a crise econômica, ética e moral que assola o Brasil, mas lembrou que ele e o prefeito, apesar das desconfianças surgidas no início do mandato, chegam ao fim da gestão fortalecidos pela amizade e o dever cumprido. Lembrou ainda seus 26 anos de mandato como vereador, fez alusão a cargos desempenhados em entidades públicas e privadas e grifou: “Quem exerce cargo público precisa prestar contas. É o que faço neste momento.” Gilberto definiu o Poder Legislativo como a base da pirâmide democrática, pois representa o povo e abriga todas as ideologias de partidos. E concluiu afirmando: “Ser honesto e ético na condução da coisa pública não é dever, é obrigação de cada ser humano. Anormal é ser desonesto.” Em seu discurso de posse, o vice-prefeito José Omar cumprimentou o povo de Carmópolis, que acreditou em seu grupo político, e afirmou que o trabalho da nova administração se pautará pelo cumprimento das promessas de campanha. Para ele será um trabalho árduo, devido à situação política e financeira que o país atravessa. Disse que os municípios lutam por uma melhor distribuição de recursos tributários e concitou a Câmara a se unir, para juntar forças suficientes para conseguir o que o povo precisa, independentemente de posições partidárias e ideológicas. Afirmou que estará ao lado do prefeito para cumprir as metas estabelecidas na campanha vitoriosa e destacou a oportunidade de continuar seu trabalho na vida pública, agora na condição de vice-prefeito. José Omar agradeceu às crianças, à juventude e às pessoas mais velhas pelo apoio e carinho. Agradeceu também à sua família e aos médicos de Carmópolis, fazendo uma referência especial à morte do cirurgião carmopolitano Luciano Henrique Santos, que considerava como verdadeiro irmão, deixando uma lacuna na medicina local. E adiantou que fará o possível para tornar Carmópolis um município cada vez mais próspero.