Quarta, 08 Novembro 2023

Câmara entrega moções de aplausos a autores e intérpretes do Hino a Carmópolis

Propostas pelo vereador Célio Roberto Azevedo (PSD) e aprovadas por unanimidade, o Poder Legislativo Municipal fez a entrega dos certificados referentes às moções de aplausos aos autores e intérpretes do Hino a Carmópolis de Minas. A cerimônia foi realizada durante a sessão ordinária do dia 30 de outubro de 2023.

Convidado pelo presidente Geraldo Lucas (PV), Célio fez a entrega à senhora Maria de Lourdes Lima Oliveira, viúva de Antônio Eustáquio de Oliveira (Toinzinho), autor da melodia. Ana Karina de Oliveira Pereira, filha de Toinzinho, ocupou a Tribuna para agradecer aos vereadores pela aprovação da moção. “Saber que nosso pai era tão respeitado e admirado é uma grande alegria para nós. Meu pai amava Carmópolis e deixou sua marca registrada em prol da cultura desta cidade”, disse ela.

Familiares de José Maria Santos, autor da letra do hino e também já falecido, receberam a homenagem. José Giovane Santos, filho de José Maria, agradeceu a Célio pela proposição e aos demais vereadores pela aprovação, afirmando que a família se sentia muito honrada com a homenagem.

Em nome do maestro Milton Leite (mestre Tito), já falecido e que conduziu a gravação do hino, sua filha Gabriela Cristina Rabelo Leite também ocupou a Tribuna para fazer seus agradecimentos pela homenagem. Lembrou que a banda de música era sua paixão e que, com certeza, ele estaria muito feliz, sabendo que recebia a homenagem por meio de sua família.

Marcelo Rodolfo Vasconcelos, intérprete do hino, recebeu o certificado pelos serviços prestados à cultura carmopolitana. Ele manifestou sua gratidão pela honraria e fez um agradecimento especial ao maestro Milton Leite, por tê-lo convidado a gravar a música, fazendo a leitura fiel da partitura, corrigindo, assim, os vícios criados nas apresentações populares.

Propositor dos votos, Célio Roberto disse que, por sua beleza, o hino cativa toda a sociedade. Lembrou ter se emocionado com episódio presenciado por ele, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no momento em que os alunos cantavam o hino. Daí sua decisão de propor a homenagem.

Em nome da Câmara, o presidente Geraldo Lucas congratulou-se com os familiares dos homenageados, afirmando ser uma honra poder homenagear os autores e intérpretes do hino, que engrandece a cultura de Carmópolis. Lembrou que ocorreram cinco inscrições para a confecção da obra, sendo essa a escolhida. Destacou a dedicação de todos os envolvidos na composição e interpretação, ressaltando a grande quantidade de vezes que a música é executada nas solenidades públicas.

Os vereadores Dirceu da Silva, líder do PSD; José Laércio da Silveira (UNIÃO); Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara, líder do PSDB; Jaqueline Emilia Luciano (PV); Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD); João Francisco Vieira (PSD); Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO; Claudinei Vicente da Silveira, líder do PV e Fernando Luis Rabelo Lebron (PV), líder do governo; também fizeram seus pronunciamentos.

Tradicionais intérpretes da obra, Dalva Maria de Lima e Marcelo Rodolfo fecharam a cerimônia cantando o Hino a Carmópolis.

A íntegra dos pronunciamentos sobre as moções de aplausos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.