Segunda, 25 Setembro 2023

Vice-presidente destaca importância da segurança pública e mobilidade urbana

Segurança pública e mobilidade urbana foram dois temas tratados pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, vereador José Laércio da Silveira (UNIÃO), na sessão legislativa ordinária do dia 04 de setembro de 2023. Comentando assuntos abordados por cidadãos na Tribuna Livre, ele apontou esses setores como de grande importância social, motivos de preocupações e que devem merecer as atenções dos poderes Executivo e Legislativo.

Lembrou que, em visita à Câmara na semana anterior, o comandante da Polícia Militar, tenente Pedro Lisboa Barros, se dispôs a trabalhar para conseguir aumentar o número de policiais em serviço no município, com o objetivo de coibir os casos de roubos e furtos que vêm ocorrendo de forma cada vez mais acentuada, sendo as forças policiais, os órgãos credenciados para esses tipos de ações.

A escalada da violência, com casos até mesmo de assalto à mão armada na cidade, pode tornar difícil até mesmo confiar que um adolescente se desloque pelas ruas da cidade, saindo de uma festa ou até mesmo durante o dia, pois ele está correndo riscos, podendo ser abordado por pessoas de má fé até mesmo na porta de sua residência. O mesmo poderá ocorrer com qualquer pessoa, ao, por exemplo, colocar ou tirar seu carro da garagem.

José Laércio criticou os novos modelos de placas veiculares, por não trazerem o nome do município onde o veículo esteja registrado. Para ele, isso também diminui a sensação de segurança, pois impede que o morador identifique carros possivelmente suspeitos, provenientes de outras cidades, como ocorria nos modelos antigos, quando, por curiosidade, havia o costume de anotar o número dessas placas. “Hoje não há mais como o morador ajudar na fiscalização”, constatou o parlamentar.

Sobre mobilidade urbana, Laércio informou que já existe uma lei municipal que disciplina o setor, mas ainda não colocada em prática. Disse ter encaminhado, recentemente, um requerimento ao Poder Executivo, solicitando a instituição do estacionamento rotativo, com o objetivo de melhorar as condições do trânsito no centro da cidade. Lembrou, ainda, sobre recente pronunciamento feito por ele no Legislativo, a respeito de passeios públicos danificados, problema que incomoda e coloca em risco a integridade física de muitas pessoas.