Terça, 23 Mai 2023

Idosos têm prioridade no atendimento à Saúde

O vereador Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO, afirmou, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 02 de maio de 2023, que a Lei Municipal 1.897/2010, de sua autoria, que determina a priorização do atendimento, no sistema municipal de saúde, a pessoas idosas, não está sendo cumprida. Marcelo informou que estaria entrando em contato com a secretária de Saúde, Daniela Leite Garcia Silva, com o objetivo de regularizar a situação.

O parlamentar considerou necessário saber como está funcionando o sistema de marcação de consultas e exames, porque os idosos têm que ser atendidos antes dos demais pacientes, regra que já existe em outras instituições, como bancos e casas lotéricas. Ele observou que o atendimento prioritário no setor de Saúde precisa ser respeitado em Carmópolis, mas parece que isto não está sendo feito. “Vou verificar e enviar uma cópia da lei à secretária, pois considero de extrema importância a atenção para com os idosos”, argumentou o vereador.

Voltando ao assunto na sessão ordinária do dia 15 de maio, Marcelo disse ter se reunido com a secretária, a quem relatou o problema. Daniela teria afirmado, prontamente, que passaria o assunto à central de marcação, para que a regra seja cumprida.

O parlamentar concluiu, lembrando que homens e mulheres acima de 60 anos já têm prioridade, por força de lei federal, em praticamente todos os setores, e que a lei de sua autoria trata exatamente disso, pois não é justo que uma pessoa idosa e debilitada aguarde atendimento num posto de saúde por muitas horas.