Terça, 28 Fevereiro 2023

Vereadora pede restauração de aparelho de mamografia

Por meio de um requerimento aprovado por unanimidade no plenário do Poder Legislativo de Carmópolis de Minas, a vereadora Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD) solicitou ao Poder Executivo e à Secretaria Municipal da Saúde, providências no sentido de viabilizar os devidos reparos no aparelho de mamografia instalado no Núcleo Integrado da Saúde da Mulher, que se encontra quebrado há quase um ano, obrigando as pacientes a se deslocarem para outras cidades, com o objetivo de conseguir o exame.

Whatiffa disse que, no momento em que tomou conhecimento do fato, sentiu-se muito espantada com a situação, tomando a iniciativa de encaminhar o requerimento, na esperança de atendimento o mais breve possível. “Se temos o aparelho, melhor será que as mulheres possam fazer o exame aqui na cidade, dando a elas mais conforto e sendo que muitas têm dificuldades de se deslocar”, argumentou a parlamentar.

Sobre o mesmo assunto, o vereador Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO, destacou a importância do aparelho, motivo que o levou a se avistar com a secretária Daniela Leite Garcia Silva, que prometeu entrar em contato com a empresa responsável. “É lamentável a gente ver inoperante um aparelho tão importante para a saúde das mulheres”, observou o vereador, citando caso de uma paciente de 70 anos, obrigada a se deslocar até a cidade de Pará de Minas para conseguir o exame. Lembrou, ainda, que há bastante tempo os vereadores vêm cobrando os reparos no mamógrafo.

Fernando Luis Rabelo Lebron (PV), líder do governo, disse que a questão do mamógrafo é uma preocupação da secretária da Saúde que o procurou, como também ao seu colega José Laércio, para que suas emendas impositivas sejam destinadas à aquisição de uma peça para o aparelho, difícil de ser encontrada, mas que resolverá o problema.

No dia 27 de fevereiro, Whatiffa informou que sua reivindicação havia sido atendida e que o mamógrafo já se encontrava em funcionamento.