Quarta, 21 Dezembro 2022

Câmara elege nova mesa diretora

Por unanimidade de votos, o Poder Legislativo de Carmópolis de Minas elegeu, na sessão ordinária realizada no dia 13 de dezembro de 2022, a mesa diretora para o ano de 2023. O novo presidente é o vereador Geraldo Lucas (PV), encabeçando a chapa única apresentada. Como vice-presidente foi eleito José Laércio da Silveira (UNIÃO). A secretária é Jaqueline Emilia Luciano (PV) e o tesoureiro João Francisco Vieira (PSD). Os eleitos tomam posse no dia primeiro de janeiro de 2023.

Em discurso pronunciado na mesma sessão, Geraldo Lucas agradeceu a Deus pela oportunidade de dirigir a Casa e aos seus colegas pela aceitação unânime da chapa apresentada. De forma especial, ele agradeceu a confiança e o companheirismo dos colegas de chapa e ressaltou a lembrança do saudoso companheiro Antônio Pinto de Vasconcelos, falecido no dia anterior, deixando a lembrança de um parlamentar combativo, sempre preocupado com o bem estar da população, especialmente as pessoas mais necessitadas.

Geraldo Lucas assumiu o compromisso de realizar uma gestão pautada nos princípios essenciais da administração pública, presentes em todo ordenamento jurídico brasileiro, principalmente os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, previstos na Constituição Federal. Salientou que terá grandes desafios pela frente, como a implantação da lei federal 14.133/2021, que trata das novas regras para licitações, e a colocação em prática do sistema unificado de execução orçamentária e financeira municipal. Pediu o apoio de todos os servidores, fornecedores e vereadores da Câmara Municipal, pois sabe que na vida pública não se constrói nada sozinho.

“Estou à disposição para o diálogo com todos os colegas vereadores, ressaltando o respeito à democracia”, afirmou o novo presidente, prometendo buscar a valorização do Poder Legislativo. Ele agradeceu o especial apoio recebido do colega João Francisco Vieira (PSD) e manifestou seu reconhecimento ao presidente José Laércio da Silveira (UNIÃO), pelo legado positivo de sua gestão, que mesmo diante dos desafios encontrados, trabalhou em prol de um Legislativo mais estruturado. Ressaltou que sabe dos compromissos diários que terá com a Casa, buscando uma gestão proba e transparente.

E concluiu com uma reflexão: “Essa Casa Legislativa não é morada de somente um pensamento. Um de seus elementos estruturantes é justamente a multiplicidade de opiniões. Mesmo diante de diferenças, os objetivos de todos os vereadores são comuns, com a busca de oportunidades iguais, justiça social e respeito às diferenças, levando sempre, em primeiro lugar, o interesse do povo carmopolitano.”

Justificando o seu voto, o vereador Célio Roberto Azevedo (PSD) comunicou seu respeito a todos os componentes da chapa inscrita, colocando-se à disposição da nova mesa no que puder contribuir, na certeza de que todos os novos componentes são pessoas competentes e aptas a conduzir os trabalhos do plenário da melhor forma possível, prevalecendo o bom senso.

Dirceu da Silva, líder do PSD, desejou sucesso à nova mesa diretora do Legislativo, dando continuidade ao respeito e ao companheirismo sempre presentes na Casa, mas lamentou não ter sido procurado, enquanto líder de bancada, pelos componentes da nova chapa. E se disse disposto a continuar trabalhando em função do coletivo.

Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO, justificou seu voto, mesmo se postando na bancada de oposição, pois, a seu ver, a Câmara precisa manter um diálogo franco entre seus membros, evitando erros em obras e ações relacionadas ao poder. Marcelo também pediu transparência, para que todos tenham conhecimento pleno das iniciativas da mesa diretora.