Terça, 05 Julho 2022

Poeira prejudica a saúde de moradores

Em ofício endereçado ao prefeito de Carmópolis de Minas José Omar Paolinelli (PSD) e lido durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 27 de junho de 2022, o vereador Antônio Pinto de Vasconcelos  (PSD) pediu ao chefe do Poder Executivo, que estude a possibilidade do município disponibilizar um caminhão-pipa, para regar a estrada principal que dá acesso ao povoado da Laje. Ainda de acordo com os termos do ofício, o trecho a receber o serviço teria início na propriedade do senhor conhecido como “Tião do Pedrinho”, até a capela. O vereador também fez pedido semelhante, por meio de requerimento, para a Avenida Ipê Amarelo.

Antônio Pinto justificou a iniciativa, tendo em vista solicitação dos moradores, tanto do povoado da Laje quanto da Avenida Ipê Amarelo, com o intuito de diminuir a incidência de poeira nas residências localizadas ao longo dessas vias, gerando problemas respiratórios em muitos moradores, pelo excesso de pó neste período de inverno e estiagem, atingindo, principalmente, crianças e idosos.

Sobre o tema, o vereador Dirceu da Silva, líder do PSD, disse não entender os motivos pelos quais a Prefeitura de Carmópolis não possui um caminhão-pipa, equipamento de grande utilidade presente em todas as cidades vizinhas.  Lembrou que o município conta com orçamento anual próximo a R$ 80 milhões, além de recursos que estão parados na conta do Poder Executivo, como a verba recebida da empresa Vale. Para ele, o trabalho de regar as vias não pavimentadas ajuda bastante na manutenção da saúde e do bem estar dos moradores.