Sábado, 27 Abril 2024

Intérprete de LIBRAS e fonoaudiólogo para melhorar o bem estar social

Dois requerimentos de autoria da vereadora Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD), aprovados por unanimidade no plenário da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas e já enviados à análise e deliberação do Poder Executivo, deverão contribuir diretamente para a melhoria do bem estar social. O primeiro pede a contratação de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o segundo de mais um profissional de fonoaudiologia e outro de terapia ocupacional.

Apresentado na sessão ordinária do dia 8 de abril de 2024, o requerimento que pede o intérprete de LIBRAS aponta para a criação e manutenção de um canal de atendimento de tradutores, para atendimento das repartições públicas, destinado a deficientes auditivos ou de fala. O canal poderia ficar à disposição dos órgãos públicos para atendimento nos horários comerciais, oferecendo acesso a informações, servindo como ouvidoria e tirando dúvidas.

Falando sobre o tema naquela sessão, Whatiffa argumentou que a iniciativa se constitui num meio de inclusão e de melhoria da comunicação com os deficientes auditivos. Acrescentou que também pedirá ao Poder Executivo a capacitação de servidores públicos em LIBRA, considerando a importância dessa ferramenta de inclusão social, além de ser um dos principais pilares da cultura surda, capaz de trazer os deficientes auditivos para o cotidiano da sociedade, não somente no setor público, mas em bancos, comércio e demais atividades humanas.

O segundo requerimento, apresentado na sessão ordinária do dia 15 de abril de 2024, indica a contratação de mais dois profissionais, sendo um fonoaudiólogo e um terapeuta, para atendimento no Núcleo Integrado de Saúde da Criança e da Mulher, tendo em vista que um profissional para cada área não está atendendo a demanda, o que prejudica o tratamento dos pacientes.

Em seu requerimento, a vereadora considera a demora no atendimento como danoso, principalmente às pessoas com deficiência, em relação a diagnósticos, monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e linguagem, e para a reabilitação dos pacientes diagnosticados com deficiência, principalmente devido à quantidade de pessoas que busca o atendimento de fonoaudiólogo, demandas que somente serão sanadas com a contratação de novos profissionais, tendo como sugestão o atendimento no Núcleo por ser um local mais centralizado.

Discorrendo sobre o tema durante a sessão, Whatiffa apontou a existência de fila de espera grande demais para o tamanho da cidade, destacando a importância desses profissionais, no sentido de ajudarem as pessoas a recuperarem seus movimentos e de promoverem uma ampla inclusão social.