Terça, 23 Abril 2024

Uso e eficácia da Tribuna Livre são questionados por cidadã

Como faz costumeiramente, Cristiane Paolinelli Rabelo ocupou a “Tribuna Livre”, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 22 de abril de 2024, para apresentar aos vereadores e à população questões relacionadas exatamente ao uso da Tribuna Livre. Ela destacou que muitas pessoas não participam ou colaboram, porque pensam que perderão seu tempo, pois as propostas apresentadas ao plenário acabam não sendo devidamente encaminhadas pelo Legislativo.

Em texto lido, Cristiane argumentou que as vereadoras e vereadores são representantes da população nas cidades. Trabalham como uma ponte: ouvem as pessoas para entenderem o que precisa ser feito para melhorar a vida nas comunidades e ajudam a resolver os problemas, por meio de mudanças nas leis ou de diálogo com a Prefeitura e outros órgãos do Poder Executivo.

Acrescentou que as participações dos munícipes nas sessões do Legislativo visam passar aos vereadores e população questões de interesse público, captadas em reuniões ou até mesmo nas ruas, onde o povo conversa e comenta. Por isso é importante levar em consideração tudo o que é trazido ao plenário, evitando, assim, desgastes maiores, como o ocorrido com questões ligadas, por exemplo, ao meio ambiente e patrimônio histórico.

Cristiane pediu que os assuntos tratadas na Tribuna sejam realmente encaminhados à Prefeitura, para que assim possam se transformar nas soluções requeridas. Além disso, cabe ao Legislativo fiscalizar o Executivo, para que as reivindicações sejam devidamente atendidas ou respondidas, pois independentemente de ser a favor ou contra o governo, trata-se de um direito do povo.

“Fica um apelo, para que a Tribuna Livre seja mais considerada” grifou a cidadã, que sugeriu a formação de um grupo de vereadores encarregado de cuidar das questões apresentadas, oferecendo respostas concretas em favor do bem estar coletivo.

Sobre o tema, o presidente da Câmara, vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (REDE) lembrou que, salvo exceções, os assuntos tratados ao longo do tempo na Tribuna Livre têm produzido bons efeitos no âmbito da administração municipal e que, da mesma forma, os vereadores têm encaminhado as questões levantadas, por meio de ofícios e requerimentos ao Poder Executivo. Ressaltou ainda que algumas respostas enviadas pela Prefeitura ficam aguardando, na Câmara, sem que sejam procuradas pelos interessados.

Os demais vereadores também comentaram sobre o tema. A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.