Domingo, 24 Março 2024

Cidadão pede prorrogação de horário na Policlínica para atender pacientes da dengue

O cidadão Lidovino Antônio Rossi voltou a ocupar o espaço dedicado à Tribuna Livre, na Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, para falar sobre questões relacionadas à dengue e oferecer uma sugestão de atendimento aos pacientes. Ele disse presenciar situações em que pessoas e até famílias se veem acometidas do mal e que, apesar da dengue existir há muito tempo, este ano ela se agravou, com muitas pessoas ficando impedidas de ter acesso ao diagnóstico, preocupando tanto os afetados quanto os seus familiares, pois assim como a covid-19, a dengue também leva a óbito.

Por isso trazia uma sugestão, para que os órgãos de saúde dessem acesso ao diagnóstico precoce o mais rápido possível. Argumentou que, da mesma forma que se teve, na pandemia da covid, o reforço e até mesmo o estado de emergência decretado pelo Poder Executivo, ações que, sem dúvida, lograram êxito, é preciso que seja montada uma estrutura para atendimento aos casos de dengue, evitando que se sobrecarregue o profissional da saúde destacado para o atendimento geral.

Ele sugeriu que, em vista disso, o atendimento na Policlínica se estendesse até às dez horas da noite, porque lá se poderá fazer uma triagem, ao invés de todos esses pacientes se dirigirem ao hospital, acreditando, assim, numa redução da sobrecarga de atendimentos que o hospital enfrenta. Além disso, seria mais fácil direcionar os pacientes de dengue, para que sejam atendidos no momento correto.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (PV), reforçou os argumentos expostos por Lidovino, de que a dengue vem gerando muitos transtornos à população. Lembrou que a Secretaria Municipal da Saúde já trabalha com a possibilidade de prorrogação do horário de atendimento na Policlínica, algo que para ele já deveria ter sido feito, evitando a sobrecarga para o hospital.

“Trata-se de um momento difícil vivido não somente por nossa cidade, mas por todo o país e que realmente traz muitas preocupações”, acrescentou o presidente.

Todos os vereadores se manifestaram sobre o tema.

A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.

© 2023 Câmara Municipal de Carmópolis de Minas. Todos os direitos reservados. Rua Dorvelino Rabelo Costa, 38 - Centro. Telefone: (37) 3333-2299