Quarta, 20 Março 2024

Perigos na MG-270 são frutos de pouco-caso do DER-MG, diz vereador

“Há muitos anos, desde que a estrada foi construída, nunca vi um abandono tão grande. Isto é falta de responsabilidade do DER-MG”. A frase é do vereador José Laércio da Silveira (UNIÃO), em pronunciamento feito durante a sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 18 de março de 2024. Ele se referia à rodovia MG-270, trecho urbano que corta a cidade de Carmópolis de Minas, no momento em estado precário, apresentando remendos e buracos na pista, provocados por carretas com cargas pesadas de aço e minério, que trafegam diariamente pela via.

José Laércio lembrou que, no dia 21 de março de 2022, portanto há exatamente dois anos, o então diretor do DER, Robson Carlindo Santana Paes Loures, esteve em Carmópolis de Minas, juntamente com o deputado federal Domingos Sávio, inspecionando a MG-270, e naquela oportunidade prometeu dar uma atenção maior àquela estrada, mas até hoje nada foi feito. “Ou ele tem uma memória muito ruim ou é mesmo ruim de serviço, pois até hoje nada foi feito”, afirmou o parlamentar.

Outro problema grave, segundo o vereador, é o mato alto que toma conta das margens da rodovia, prejudicando totalmente a visão dos motoristas, que não conseguem saber se existem outros veículos trafegando pelo mesmo ponto, aumentando muito os perigos de acidentes, especialmente quando os veículos provenientes de estradas rurais aguardam para acessar a pista.

Demonstrando revolta com a situação, José Laércio lembrou das muitas vezes em que ele e seus colegas vereadores abordaram o problema no plenário do Legislativo, acumulando desgastes e se preocupando com os pedestres e ciclistas que utilizam o trecho, no bairro Graminha e que têm apenas duas alternativas de tráfego: pelo mato ou pelo meio da pista, correndo riscos cada vez maiores.

“Estou evitando transitar pelo trecho à noite, pois a gente não vê o pedestre ou o animal na pista, podendo causar um grave atropelamento”, alertou José Laércio, não vislumbrando nenhuma perspectiva de obras de manutenção na rodovia, constituindo-se em verdadeiro pouco-caso ou má-vontade do DER para com a população carmopolitana.