Segunda, 18 Março 2024

Na Tribuna livre, sindicalista cobra manutenção das estradas rurais

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carmópolis de Minas, José Paulo de Morais, ocupou o espaço dedicado à “Tribuna Livre”, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas do dia 11 de março de 2024, para falar sobre problemas relacionados à manutenção das estradas rurais que dão acesso aos 19 povoados e ao distrito de Bom Jardim das Pedras.

José Paulo informou que, na condição de presidente do Sindicato, representando mais de 1.300 associados ativos, além dos aposentados, ali estava para pedir e cobrar a manutenção de todas as estradas rurais de Carmópolis de Minas, pois tem recebido muitas cobranças, especialmente dos pequenos produtores.

Lembrou que, durante audiência pública, foi prometido entupir a cava da estrada da Formiga, para que o ônibus pudesse transitar por aquele trecho. Como a promessa não foi cumprida, o povoado ficou sem o transporte. “Participei de três ou quatro audiências públicas, mas tudo o que foi prometido não foi feito”, questionou o sindicalista, citando situações que redundaram em acidentes e retenções de veículos, com perdas para a comercialização dos produtos.

Enfatizou José Paulo que todos pagam os seus impostos, e que as manutenções precisam ser feitas em benefício da população, pois de nada adianta falar na Câmara, se os problemas continuam sem qualquer tipo de solução. Ele defendeu a criação de uma dura lei municipal, que dê mais autonomia ao poder público, pois hoje existem proprietários que desejam chuvas e estradas boas, mas não permitem a retirada das enxurradas. E grifou que, sejam pretos, brancos, pobres ou ricos, é preciso que todos obedeçam às leis.

A construção de cacimbas foi outro problema apontado por José Paulo. Citando episódio ocorrido com ele, o presidente do Sindicato revelou ter pedido a construção de cinco cacimbas, mas o trabalho não foi feito, sob alegação de que a máquina estava quebrada. Disse saber que existe uma retro-escavadeira para construir cacimbas, mas que isso não é feito. Defendendo a permanência do homem no campo, o sindicalista alertou que, como produtores de alimentos, são eles que sustentam a economia municipal.

Os vereadores comentaram sobre o tema. A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.